Filtrar


Questões por página:
Em uma das primeiras aulas de sociologia no Ensino Médio, o docente propõe um exercício de desnaturalização da instituição escolar, partindo da leitura do trecho a seguir sobre a escola:
“É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.”
BOURDIEU, P. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes,2007, p.41.
Com base no trecho, os alunos concluem que, para o autor, a educação escolar é um instrumento de
Em sala de aula, o docente apresenta o conceito de interseccionalidade, explicando que ele permite investigar como a sobreposição de identidades sociais, particularmente das identidades minoritárias, está relacionada a sistemas de dominação e de discriminação. Na sequência, analisa com os alunos o relato a seguir:
“Em 1851, Sojouner Truth, abolicionista e ativista para os direitos das mulheres, discursou na Convenção para os Direitos das Mulheres de Ohio (Estados Unidos), interpelando de forma eloquente o feminismo branco e tornando-se um ícone dos estudos raciais. No fim de seu discurso, Sojouner indagou: ‘Eu pari treze filhos e vi a maioria deles ser vendida para a escravidão, e quando eu clamei com a minha dor de mãe, ninguém a não ser Jesus me ouviu! E não sou uma mulher?’”
Adaptado de HOLLANDA, Heloisa Buarque (org.). Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo,2019, p.14.
As afirmativas a seguir apresentam interpretações coerentes do trecho à luz da categoria analítica de interseccionalidade, à exceção de uma. Assinale-a.
Segundo a filósofa Judith Butler, o gênero é performático.
“Esses atos, gestos e realizações são performativos no sentido de que a essência ou a identidade que pretendem afirmar são invenções fabricadas e preservadas mediante signos corpóreos e outros meios discursivos. O fato de que o corpo com gênero seja performativo mostra que não tem uma posição ontológica distinta dos diversos atos que conformam sua realidade”.
Adaptado de BUTLER, J. El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Paidós,2007, p.266.
Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito do conceito de “performatividade de gênero” e assinale F para a falsa e V para a verdadeira.
( ) Questiona a suposição de existir uma essência para os gêneros e refuta a adoção de modelos substancialistas de identidade. ( ) Sustenta a edificação do gênero mediante a repetição de atos regulados por uma normatividade que pressupõe uma continuidade entre gênero, sexo e desejo. ( ) Afirma que homens e mulheres se comportam de modo específico em função de sua natureza masculina e feminina, para marcar a própria subjetividade por gestos, falas e comportamentos.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
“Aprendemos que inscrever as mulheres na história implica necessariamente a redefinição e o alargamento das noções tradicionais do que é historicamente importante, para incluir tanto a experiência pessoal e subjetiva quanto as atividades públicas e políticas. Não é exagerado dizer que tal metodologia implica não só em uma nova história das mulheres, mas em uma nova história que se pergunte: Como é que o gênero funciona nas relações sociais humanas? Como é que o gênero dá um sentido à organização e à percepção do conhecimento histórico?”.
Adaptado de GORDON Ann D.; BUHLE Mari Jo; e SHROM Nancy Dye, “The Problem of Women’s History”, Urbanna,11, p.89.
Com base no trecho, assinale a afirmativa correta a respeito da contribuição teórico-metodológica dos estudos de gênero para as ciências sociais.
Caitlyn Jenner na capa da revista Vanity Fair após assumir sua identidade feminina (2015).
39.png (389×242)
Algumas pessoas não se identificam com o sexo com o qual nasceram, como no caso da cartunista Laerte e da ex-atleta Caitlyn Jenner, por exemplo. Para abordar sociologicamente este fenômeno, é necessário conhecer os conceitos básicos que envolvem o debate sobre gênero.
Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um dos conceitos envolvidos no debate sobre identidade de gênero.