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Charles Wright Mills (1916-1962) foi um sociólogo americano conhecido por traçar uma importante reflexão sobre algumas das tradicionais dicotomias ocidentais, pensando a relação entre público-privado e individuo-sociedade através do conceito de “imaginação sociológica”. Tal categoria era central para o entendimento que Mills possuía da reflexão sociológica, pois, para o autor ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

O conceito de estratificação social é utilizado para indicar o sistema de desigualdades estruturais de uma sociedade, a partir de dois aspectos: o distributivo, relativo à acumulação das recompensas materiais e simbólicas obtidas por indivíduos e grupos de uma sociedade; e o relacional, que diz respeito às relações de poder vigentes entre os grupos sociais.

Adapatado de BAGNASCO, A. Sociologia.

I concetti di base. Bologna: Il Mulino,2013.


A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito dos paradigmas de pesquisa sobre a estratificação social.

I. Para as teorias funcionalistas, a estratificação social é um instrumento de perpetuação do poder de grupos hegemônicos em relação a grupos subalternos, sendo própria de sociedades industrializadas.

II. Para as teorias do conflito marxistas, a estratificação social é construída no âmbito das relações de produção e de propriedade, em um contexto de disputas contínuas.

III. Para a teoria do conflito weberiana, a estratificação social é multidimensional, uma vez que a estrutura social se organiza a partir das esferas econômica, política e cultural.


Está correto o que se afirma em

“Todo mundo sabe onde está colocada a honra da mulher. Não é segredo para ninguém que a honra da mulher, o seu caráter, o seu idealismo, a sua consciência, todos os sentimentos, enfim, que a distinguem da vaca ou da cadela, foram colocados, por convenção dos homens, justamente na parte do corpo que mais a aproxima desses animais. Os homens, no afã de conseguirem um meio prático de dominar a mulher, colocam-lhe a honra entre as pernas”.
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
“Contra a ideologia carismática segundo a qual os gostos, em matéria de cultura legítima, são considerados um dom da natureza, a observação científica mostra que as necessidades culturais são o produto da educação. A pesquisa estabelece que todas as práticas culturais (frequência aos museus, concertos, exposições, leituras) e as preferências em matéria de literatura, pintura ou música, estão estreitamente associadas ao nível de instrução e, secundariamente, à origem social. A hierarquia socialmente reconhecida das artes - e, no interior de cada uma delas -, dos gêneros, escolas ou épocas, corresponde à hierarquia social dos consumidores. Eis o que predispõe os gostos a funcionar como marcadores privilegiados da ‘classe’”.
Adaptado de BOURDIEU, Pierre. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk,2007, p.9.
Do ponto de vista teórico-metodológico, as proposições de Pierre Bourdieu tiveram enorme impacto no uso da arte no ensino de sociologia, ao
Em uma das primeiras aulas de sociologia no Ensino Médio, o docente propõe um exercício de desnaturalização da instituição escolar, partindo da leitura do trecho a seguir sobre a escola:
“É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.”
BOURDIEU, P. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes,2007, p.41.
Com base no trecho, os alunos concluem que, para o autor, a educação escolar é um instrumento de