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Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
O conceito de estratificação social é utilizado para indicar o sistema de desigualdades estruturais de uma sociedade, a partir de dois aspectos: o distributivo, relativo à acumulação das recompensas materiais e simbólicas obtidas por indivíduos e grupos de uma sociedade; e o relacional, que diz respeito às relações de poder vigentes entre os grupos sociais.
Adapatado de BAGNASCO, A. Sociologia.
I concetti di base. Bologna: Il Mulino,2013.
A partir do trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito dos paradigmas de pesquisa sobre a estratificação social.
I. Para as teorias funcionalistas, a estratificação social é um instrumento de perpetuação do poder de grupos hegemônicos em relação a grupos subalternos, sendo própria de sociedades industrializadas.
II. Para as teorias do conflito marxistas, a estratificação social é construída no âmbito das relações de produção e de propriedade, em um contexto de disputas contínuas.
III. Para a teoria do conflito weberiana, a estratificação social é multidimensional, uma vez que a estrutura social se organiza a partir das esferas econômica, política e cultural.
Está correto o que se afirma em
Virgindade Anti-higiênica: Preconceitos e Convenções hipócritas, (1924).
O trecho exemplifica a produção intelectual de
Adaptado de BOURDIEU, Pierre. A Distinção. Crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk,2007, p.9.
Do ponto de vista teórico-metodológico, as proposições de Pierre Bourdieu tiveram enorme impacto no uso da arte no ensino de sociologia, ao
“É provavelmente por um efeito de inércia cultural que continuamos tomando o sistema escolar como um fator de mobilidade social, segundo a ideologia da “escola libertadora”, quando, ao contrário, tudo tende a mostrar que ele é um dos fatores mais eficazes de conservação social, pois fornece a aparência de legitimidade às desigualdades sociais, e sanciona a herança cultural e o dom social tratado como dom natural.”
BOURDIEU, P. A escola conservadora: As desigualdades frente à escola e à cultura. In: BOURDIEU, P. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes,2007, p.41.
Com base no trecho, os alunos concluem que, para o autor, a educação escolar é um instrumento de