Filtrar


Questões por página:

Analise as perguntas abaixo:


I. O dono de uma empresa subtrai valores do caixa decorrentes da atividade comercial para pagar contas de sua residência. Ao fazê-lo, estará deixando de observar qual Princípio da Contabilidade?

II. A empresa comercial vendeu mercadorias em janeiro de 2018, porém recebeu o valor apenas em março do mesmo ano. O contador registrou a receita referente ao mês de janeiro. Qual Princípio de Contabilidade é evidenciado?

II. Uma empresa provisiona os Créditos de Liquidação Duvidosa em 2% do valor das duplicatas a receber emitidas no ano. Que Princípio de Contabilidade foi observado?


A alternativa cujos Princípios de Contabilidade preenchem respectivamente as perguntas acima é:

Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC – Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro), os relatórios contábeis-financeiros “objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários”. Ainda que destinados a usuários em geral, esses relatórios destinam-se prioritariamente à tomada de decisão por parte

Com base no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) — Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, julgue o item subsecutivo.


O valor em uso de um ativo não contempla os custos de transação que a entidade que detém o controle do referido ativo espera incorrer no futuro, caso venha a negociar esse ativo ao final de sua vida útil.

Com base no Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2) — Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, julgue o item subsecutivo.


Natureza e magnitude são os elementos que servem de base para se determinar a materialidade dos itens que compõem o relatório financeiro, devendo tais elementos ser analisados no contexto da entidade que reporta a informação.

No que se refere às principais demonstrações contábeis previstas em lei, julgue o item que se segue.
Para a apuração do resultado do exercício e o levantamento da demonstração do resultado, devem-se considerar as receitas — independentemente de seu efetivo recebimento — e a totalidade das despesas e custos — independentemente de já terem gerado receitas.