Filtrar


Questões por página:

Com relação à Estrutura Conceitual Básica para a elaboração e divulgação dos relatórios contábeis financeiros de uma entidade, considere:

I. A escrituração contábil deve seguir a estrutura básica conceitual, uma vez que as necessidades comuns da maioria dos usuários dos relatórios contábeis financeiros de propósito geral é a avaliação da administração da entidade, quanto à qualidade de seu desempenho e de sua prestação de contas e quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida.

II. As autoridades tributárias podem determinar exigências específicas para atender a seus próprios interesses e, consequentemente, mudar a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro de propósito geral.

III. O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações e outros eventos e circunstâncias sobre os recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação nos períodos em que ditos efeitos são produzidos.

IV. Comparabilidade é uma característica qualitativa que define o uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro, considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para o período entre entidades.

Com base nas afirmativas apresentadas, marque a alternativa que contempla somente as corretas.

Quais os elementos que devem ser considerados no cálculo do valor em uso do ativo?
mostrar texto associado
As demonstrações contábeis devem ser elaboradas para atender os interesses de investidores atuais e de investidores em potencial, bem como as necessidades de credores por empréstimos e de outros credores, os quais utilizarão a informação contábil para decidir se devem ou não fornecer recursos para financiar a entidade que divulga essas demonstrações.
mostrar texto associado
No caso de conflito entre a estrutura conceitual e um pronunciamento técnico do CPC, o disposto na estrutura conceitual deve ter prevalência sobre as exigências do pronunciamento técnico
mostrar texto associado
O passivo cuja avaliação é realizada mediante a utilização de um grau significativo de estimativas é denominado provisões, as quais são reconhecidas no balanço patrimonial se satisfizerem os critérios de definição de passivo, como representar uma obrigação presente.