Filtrar


Questões por página:
Hitt et al. (2002, p.523) relacionam quatro forças que condicionam a formulação e implementação da estratégia: a estrutura organizacional, a inovação tecnológica, a liderança estratégica e a cultura organizacional. Em relação ao tema, NÃO é correto afirmar que:

As concepções sobre as formas como surgem as mudanças organizacionais, se intencionais ou evolutivas, formais e planejadas ou informais, se partem da liderança ou de indivíduos e grupos, tomadas como extremos podem ser representadas como o esquema abaixo.

Concepções quanto à forma e condução das mudanças organizacionais



Nesta perspectiva, avalie as seguintes afirmativas sobre o processo de mudança organizacional:

I - A mudança planejada também pode ser chamada de programática, pois ela ocorre quando existe um sistema ou conjunto de elementos a ser seguido que varia de um nível macro, como o planejamento estratégico, até o micro no caso de melhorias da qualidade ou treinamento de pessoal.
II - A mudança conduzida é guiada por uma pessoa ou grupo que possua autoridade para acompanhar a mudança e garantir que ocorra. Neste caso são identificados os processos micro de racionalização de custos, reestruturação organizacional, até os macros como a cultura geral.
III - No caso da mudança desenvolvida ela apenas acontece, é orgânica e conduzida por pessoas fora do núcleo de autoridade da instituição. Pode ir de um nível micro como desafio político ao macro no caso do aprendizado estratégico.

Assinale:

mostrar texto associado
Na administração de pessoal, diferentemente da promoção vertical, a promoção horizontal não enseja aumento salarial.
Henry Fayol foi um dos principais formuladores da denominada Teoria Clássica das organizações. Fayol
A respeito do processo administrativo relacionado às funções, estrutura e cultura organizacionais, julgue os itens subsequentes.

São duas as formatações da estrutura organizacional: a informal, resultante das relações sociais e pessoais, e a formal, que dá ênfase a posições em termos de autoridade e responsabilidades alocadas nas unidades organizacionais. Ambas devem ser consideradas no estudo e análise da estrutura organizacional.