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O concreto autoadensável, como o próprio nome indica, é um concreto que consegue o seu pleno adensamento somente com o peso próprio, sem necessidade de mecanismos de compactação, sem sofrer problemas de segregação ou de exsudação. Em obra, sua consistência não pode ser medida pelo abatimento do tronco de cone (slumptest), mas pelo ensaio de espalhamento do tronco de cone (slumpflowtest). Assinale a alternativa que apresenta o motivo de não ser possível o uso do slumptest para o concreto autoadensável.
A ABNT NBR 14931 (Execução de estruturas de procedimento concreto), de 2004, recomenda cuidados maiores no momento do lançamento de concretos, quando a altura de queda livre ultrapassar dois metros, para evitar a segregação do material e a falta de argamassa. Essa situação é bem comum em pilares. Dadas as afirmativas sobre as recomendações para concretagem de pilares com mais de dois metros de altura,
I. utilizando concreto com teor de argamassa e compatibilidade para essas situações. II. Lançar inicialmente somente argamassa igual à do concreto estrutural. III. utilizando concreto com agregado pesado, como barita e hematita. IV. Utilizando dispositivos para minimizar a segregação, como funis, calhas etc.
verifica-se que está/são correto/s

Ainda é muito comum o uso de Tabelas de Traços padronizadas de concreto Entretanto, é recomendado que deve ser executado um estudo para a dosagem de concretos, determinado em função dos materiais específicos que serão utilizados na obra. Dadas as afirmativas acerca das vantagens para esse estudo de dosagem para os concretos nas construções,
I. Economia no custo do m3 de concreto, principalmente por causa do consumo de cimento. II. Diminuição da massa específica do concreto economia de fundação.
III. Maior possibilidade de alcance das propriedades de projeto, como resistência e trabalhabilidade. IV. Controle do aumento de temperatura do concreto.
verifique se estão corretos




Considerando-se a utilização de estruturas pré-moldadas na construção, deve-se atentar para todas as fases em que os elementos são submetidos. Sobre o transporte e armazenamento de estruturas pré-moldadas, pode-se afirmar que:
Corresponde a uma técnica utilizada para retirada de camadas externas de estruturas de concreto. Este processo é realizado com a intenção de preparar a superfície para receber uma nova camada de concreto, aumentando assim o cobrimento da estrutura.