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As estruturas pré-moldadas se popularizaram nos últimos anos por serem uma opção bastante econômica. Além disso, garantem rapidez, qualidade e durabilidade para a obra, sendo também um dos métodos mais sustentáveis para construir.
Sobre os pré-moldados, analise os itens:
I. Pré-moldado é um material de construção fabricado por meio da colocação de concreto em um molde. Esse concreto é, então, levado para uma área controlada. A qualidade da peça é obtida justamente devido ao processo de cura do concreto.
II. Após a cura e retirada do molde, o concreto é transportado para a área da construção na qual será utilizado. Esse processo acontece de forma mais rápida, segura e acessível que o processo do concreto comum, produzido no canteiro de obras.
III. As estruturas pré-moldadas, no processo de fabricação o controle de qualidade é mais ameno. Sendo, assim, necessário passar por inspeções e fiscalizações mais severas por parte das empresas de construção ou mesmo do proprietário.
IV. Uma das vantagens mais interessantes para quem busca economizar em sua obra é o custo benefício do pré-moldado. Como a montagem é rápida e terceirizada, há um ganho de tempo e, consequentemente, um ganho financeiro ao utilizar esse método construtivo.
Estão CORRETAS:
Nos projetos de alvenaria estrutural, as armaduras devem ser colocadas de tal forma que se mantenham na posição especificada durante o grauteamento para garantir o cobrimento especificado em projeto. É admitido um erro máximo no posicionamento das armaduras igual a
Sobre a especificação dos requisitos para os elementos pré-fabricados estruturais de concreto, quanto ao recebimento e utilização dos componentes empregados na construção de lajes, para qualquer tipo de edificação, considera-se como lote de fornecimento todos os elementos pré-fabricados estruturais a serem empregados junto aos demais componentes da laje pré-fabricada, entregues na obra, correspondentes a até
No projeto de estruturas de aço e estruturas mistas de aço e concreto, cada pilar do edifício deve ser efetivamente travado por meio de escoras (contenções) horizontais em pelo menos duas direções, de preferência ortogonais, em cada nível suportado por esse pilar. No caso de coberturas ou pisos sem lajes de concreto, as escoras dos pilares de extremidade e suas respectivas ligações devem ser dimensionadas para as ações de cálculo e também para suportar uma força de compressão e de tração de cálculo, que não deve ser adicionada a outras ações, de pelo menos
Considere, para o dimensionamento de uma laje maciça retangular de concreto armado de uma obra pública, os seguintes dados:
– Dimensões da laje em planta: 6 x 5 m;
– Laje destinada a suportar veículos de peso total maior que 30 kN;
– Taxa de armadura de aço: 55 kg de aço por metro cúbico de concreto.
A quantidade de aço a ser utilizado no dimensionamento da laje, em kg, é