Filtrar


Questões por página:
Durante uma inspeção em uma estrutura de concreto armado de um prédio de 30 anos, foram observadas várias fissuras na superfície do concreto, além de manchas escuras em pontos onde a armadura estava exposta. Após a análise, verificou-se que o pH da camada de concreto próxima às armaduras estava significativamente reduzido, comprometendo a proteção contra a corrosão. A equipe de manutenção foi chamada para identificar a causa do problema e planejar as ações de reparo. Com base na situação apresentada, assinale a alternativa correta que apresenta o mecanismo de deterioração da armadura observado na estrutura de concreto.
Durante a inspeção de um prédio residencial, um engenheiro identificou várias fissuras no revestimento de argamassa das paredes externas. Essas fissuras seguem o contorno dos componentes da base estrutural, aparecendo de forma vertical e horizontal. Ao analisar a causa, o engenheiro percebe que elas surgiram devido à retração higrotérmica dos materiais, especialmente nas interfaces entre diferentes elementos construtivos, como a junção entre a estrutura de concreto e as alvenarias. Assinale a alternativa que apresenta o tipo da fissura citada acima.
Assinale a alternativa correta em relação à corrosão de armaduras.
Dentre os problemas patológicos mais sérios que se manifestam nas estruturas de concreto armado, destacam-se as fissuras, que são pequenas rupturas que surgem no concreto como consequência de esforços superiores à sua resistência. Assinale a alternativa que define corretamente as fissuras provocadas por esforços de torção.
Uma viga metálica, biapoiada, possui 10 m de vão teórico entre apoios e está solidarizada com uma alvenaria sobre ela. Além disso, é uma viga que suporta um dos pilares da estrutura. De acordo com NBR 8800 (ABNT,2008) - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios -, assinale a alternativa que apresenta o valor do deslocamento vertical máximo (flecha) permitido para viga em questão.