Filtrar


Questões por página:

As estruturas metálicas imprimem maior produtividade e velocidade construtiva aos projetos, podendo ser utilizadas tanto em edificações urbanas quanto em grandes pontes e estádios de futebol. Os principais meios de ligação utilizados entre os elementos de aço são soldas, parafusos e barras roscadas, como chumbadores. A solda permite uniões com geometrias complicadas e garante a perfeita continuidade das peças. Por ser uma ligação, exige uma mão de obra qualificada e normalmente é um método mais utilizado em fábricas do que em canteiros de obras.


Sobre soldas de penetração total e parcial, é INCORRETO afirmar que:

Os estados limites de serviço (ELS) estão relacionados à durabilidade das estruturas, aparência, conforto do usuário e à boa utilização funcional. Não faz parte dos estados limites de serviço elencados na NBR 6118:2014:
Considerando a figura da questão anterior, adotando-se as massas lineares de 0,60kg/m,0,40kg/m, 0,25kg/m e 0,15kg/m, respectivamente, para as barras de aço de 10.0mm,8.0mm,6.3mm e 5.0mm, calcule a quantidade aproximada de aço a ser utilizada para execução dos estribos de três unidades deste elemento estrutural, considerando que as perdas ocorridas em corte, dobra e montagem são de 10%.
Sobre as considerações adicionais de dimensionamento das estruturas metálicas, tratandose do empoçamento progressivo, recomenda-se que a inclinação de uma cobertura não seja inferior a:
As vigas metálicas, devido a alta resistência do material empregado e alta massa específica possuem seções com áreas transversais inferiores as seções de concreto por exemplo. Um perfil comumente adotado para vigas metálicas é o perfil tipo “I”. Esse tipo de perfil possui um aproveitamento de sua massa para aumento de sua inércia devido a: