Filtrar


Questões por página:
O projeto estrutural de uma edificação deve conter todas as informações necessárias para a correta execução dos elementos construtivos. Os desenhos técnicos para obras em concreto simples ou armado, de acordo com a NBR 7191/1982, podem ser dos seguintes tipos: desenhos de conjunto, desenhos para execução de formas, desenhos para execução de armaduras, desenhos para execução de escoramentos e desenhos de detalhe. Além de uma correta representação gráfica dos elementos estruturais, deve ser feita a designação de cada peça estrutural mediante à símbolos seguidos do respectivo número de ordem, bem como todas as demais informações para concepção do projeto. Nesse contexto, no que se refere ao detalhamento das armaduras, ao se deparar com as informações apresentadas a seguir em uma das barras do elemento estrutural, é possível afirmar que:
“2 N4 ø12,5 c = 1049 (1c)”
I. “2 N4” significa que existem 2 barras do tipo N4, e cada barra possuirá 12,5 cm de diâmetro.
II. O comprimento longitudinal da barra é igual a 1049 cm, devendo somar o comprimento da dobra para obtenção do comprimento total.
III. “(1c)” indica que a barra do tipo N4 está posicionada na primeira camada de determinado elemento estrutural.


Com relação às afirmativas, está(ão) CORRETA(AS):
Duas colunas geometricamente idênticas e constituídas pelo mesmo material são submetidas a uma carga compressiva axial, conforme ilustrado a seguir. Imagem associada para resolução da questão

Sabendo que a coluna (1) tem uma das extremidades engastada e outra livre, enquanto a coluna (2) é birotulada, é correto afirmar que:
mostrar texto associado
Considerando que a viga possui seção transversal quadrada de lado 5 cm, a máxima tensão normal no apoio A é de:
mostrar texto associado
A reação no apoio B dessa viga vale:
A figura a seguir ilustra um tipo de treliça de madeira usualmente empregado como estrutura de sustentação (tesoura) de telhados.
Imagem associada para resolução da questão
Considerando a condição de carregamento apresentada, os esforços atuantes nos elementos 1 e 2 são, respectivamente: