Filtrar


Questões por página:
As estruturas em concreto armado podem ser submetidas a acidentes imprevistos, a exemplo de incêndios. Nesses casos, as consequências podem ser diversas, a depender das condições de exposição e da temperatura alcançada. Analise as proposições abaixo quanto ao comportamento do concreto armado em situações de exposição a incêndios.

1) Quanto maior a temperatura e o tempo de exposição, maior será a perda de resistência mecânica do concreto.
2) O concreto e o aço possuem coeficientes de expansão térmica diferentes, e ocorrendo um incêndio haverá expansão diferenciada em cada um, originando perda de aderência entre eles.
3) Em temperaturas elevadas, as tensões internas na estrutura causam desagregação do concreto, o que ocasiona a exposição direta da armadura à ação do fogo.
4) Mesmo após a exposição ao fogo, o concreto não irá alterar sua aparência, permanecendo com a mesma cor e mesmo acabamento superficial.

Estão corretas:

A treliça isostática da figura foi montada com perfis de aço com área da seção transversal de 10 cm2 e está submetida a duas cargas concentradas de 6 Kn.

Se o módulo de elasticidade do aço for 200 GPa, o alongamento da barra AB, em mm, será

A propriedade do concreto fresco, relacionada ao grau de fluidez da mistura fresca e avaliada através do Slump Test, ou ensaio do abatimento do tronco de cone, é a
A seção de ruptura da viga de concreto armado apresentada na ilustração abaixo foi dimensionada à flexão com armadura simples, com base no diagrama simplificado retangular da distribuição de tensões de compressão do concreto.


Considere que a altura da linha neutra (x) foi avaliada em 25cm. Podemos dizer que o momento resistente de cálculo (MRd) na seção de ruptura, em kN.m, é:
O engenheiro responsável por um laboratório de controle tecnológico recebeu a tarefa de coordenar a moldagem de 8 corpos de prova, cilíndricos de concreto, com volume de 5 dm3. O traço em massa utilizado será 1 : 2,6 : 5,2 : 0,67. As massas específicas dos componentes da mistura são: 3 kg/dm3 para o cimento,2,6 kg/dm3 para a areia e 2,6 kg/dm3 para a brita.
Sobre a quantidade total de materiais necessários para a modelagem dos corpos de prova, podemos afirmar que: