Filtrar


Questões por página:
As principais adaptações à anemia ocorrem no sistema cardiovascular (com aumento do volume sistólico e taquicardia) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina. Alguns pacientes com anemia severa podem não ter nem sinais nem sintomas, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa. Diante do exposto, avalie os itens que se seguem:

I) A presença ou a ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais: velocidade de instalação da anemia, intensidade da anemia, idade e curva de dissociação da hemoglobina. II) As anemias rapidamente progressivas, como por exemplo em decorrência de eventos hemorrágicos, causam sinais e sintomas mais significativos que anemias de instalação lenta. III) Pacientes idosos tendem a tolerar mais a quadros de anemia que pacientes jovens. IV) Em geral, a anemia é acompanhada de aumento de 2,3-DPG nos eritrócitos e de desvio para a direita da curva de dissociação de oxigênio da hemoglobina, de modo que o oxigênio é liberado mais prontamente para os tecidos.

É correto o que se afirma em:
Marque, dentre os itens abaixo, o exame laboratorial mais adequado para o diagnóstico de anemia falciforme.
Sabe-se que os índices hematimétricos são importantes para a classificação das anemias. Qual o Volume Globular Médio (VGM) para um paciente que apresenta 4,0 x 106 eritrócitos/mm3, hematócrito de 34% e hemoglobina de 11,3 g/dL?
Assinale a opção que apresenta apenas exemplos de pecilócitos:

Trata-se de uma hemoglobinopatia, uma morbidade hereditária em que os eritrócitos são designados como drepanócitos. Essa hemoglobinopatia denomina-se