Filtrar


Questões por página:

“(…) processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional” (FÁVERO,2014).


A assertiva acima é a definição de:

Quanto às disposições estabelecidas na Resolução CFESS n.557/2009 sobre a emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntas entre o assistente social e outros profissionais, assinale a alternativa CORRETA.

O assistente social tem ampliado sua ação profissional, transcendendo a ação direta com usuários e atuando também em planejamento, gestão, assessoria, investigação, formação de recursos humanos e nos mecanismos de controle social (conselhos e conferências). Suas atribuições podem ser desenvolvidas nos diversos espaços, havendo, entretanto, predominância de determinadas ações a partir das áreas de trabalho. Nessa perspectiva, consideramos as atribuições dos assistentes sociais na saúde, tanto na ação direta como nos demais níveis. Assim o Assistente Social na saúde desenvolve suas ações pautadas em dimensões, que são complementares e indissociáveis. Aponte quais são essas ações:
Durante a execução de sua prática, o Assistente Social utiliza relatórios como instrumentos técnico-operativos. Sobre os relatórios no contexto do Serviço Social, é correto afirmar que:
A elaboração desse documento deve ter por base a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma dada situação. Ele deve exprimir a opinião profissional sobre a referida situação em consonância com o objetivo que gerou a solicitação do referido documento. Mas o assistente social deve estar atento para não definir a concessão do benefício ou da avaliação médico-pericial, situando o conteúdo do mesmo no âmbito do Serviço Social. De que documento fala o enunciado da questão?