Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Com base em dados estatísticos de acidentes de trabalho ocorridos e registrados no Brasil entre os anos de 1970 a 2004, considere:

I. O número de doenças ocupacionais diminuiu nesse período.
II. O número total de acidentes diminuiu, no entanto o número de óbitos para cada 10 mil acidentes aumentou nesse período.
III. A média de acidentes típicos na década de 70 é maior que o triplo da média de acidentes típicos ocorridos na década de 90.
IV. O número de óbitos para cada 100 mil trabalhadores diminuiu.
O coeficiente que indica a relação entre o número de casos existentes de uma dada doença e a população, num determinado período de tempo, independentemente de serem casos novos ou antigos, denomina-se
A medida de frequência analisada em estudos transversais é:
“Em uma população de 40.000 habitantes,8 pessoas foram diagnosticadas com HIV+, em 2016. Segundo um levantamento do censo, no fim de 2015 havia 16 pessoas em acompanhamento médico para o tratamento da AIDS.” Segundo as informações e considerando que nenhuma das 16 pessoas em tratamento vieram a falecer, qual é a prevalência dessa doença nessa cidade?

Um médico do trabalho, ao ter verificado elevada prevalência de trabalhadores com quadro ansioso depressivo e com importantes riscos ergonômicos em determinada empresa, resolveu implantar um programa de promoção da saúde mental e realizar um estudo epidemiológico para acompanhar a saúde dessas pessoas. Para avaliar a efetividade do programa, o médico utilizou testes psicológicos e separou os trabalhadores em dois grupos: os que apresentavam sintomas do quadro e aqueles que eram considerados sadios.


No delineamento do estudo mencionado acima, o médico deverá acompanhar os trabalhadores considerados sadios mediante o estudo epidemiológico denominado