Questões de Concurso
Filtrar
27 Questões de concurso encontradas
Página 5 de 6
Questões por página:
Considerando o texto apresentado bem como os múltiplos aspectos por ele suscitado, julgue o item a seguir.
O alcoolismo crônico, caso seja doença ocupacional, é desencadeado por problemas relacionados com o emprego e o desemprego e com as condições difíceis do trabalho.
Julgue o seguinte item, relativo a agentes físicos e biológicos e seus riscos à saúde no ambiente de trabalho.
A leptospirose relacionada ao trabalho ocorre a trabalhadores que exercem não só atividades em contato direto com águas contaminadas, como o esgoto, mas também a trabalhadores de abatedouros de animais e de indústria de laticínios.
Acerca do alcoolismo relacionado ao trabalho, julgue o item subsecutivo.
Profissões que envolvem contato com lixo, cadáveres e dejetos em geral estão associadas ao desenvolvimento de alcoolismo.
No que concerne a neoplasias de origem ocupacional, julgue o seguinte item.
Dados epidemiológicos fornecem indícios de que o trabalho informal está associado ao desenvolvimento de câncer ocupacional
Quanto ao delineamento dos estudos epidemiológicos, analise as proposições e assinale a opção correta.
I. Os estudos observacionais permitem que a natureza determine o seu curso; neles, o investigador mede, mas não intervém, enquanto, nos estudos experimentais, há uma tentativa de mudar fatores determinantes de uma doença, como uma exposição ocupacional, por exemplo.
II. Embora fáceis de realizar, os estudos ecológicos são freqüentemente difíceis de interpretar, visto que raramente é possível encontrar explicação para os resultados, devido ao fato de se trabalhar com populações ou grupo de pessoas, cujas conclusões suscitam o viés conhecido por "falácia ecológica".
III. No estudo de prevalência as medidas de exposição e doença são feitas simultaneamente, fato que favorece a interpretação de causalidade, pois essa decorre da associação estatística entre a variável resposta e a explicativa, sob investigação, independentemente da seqüência cronológica observada entre a exposição e o desfecho clínico em estudo.
IV. O estudo de caso e controles inicia com um grupo de pessoas livres da doença, que são classificadas em subgrupos aleatoriamente, de acordo com a exposição a uma causa potencial de doença, momento a partir do qual se faz acompanhamento e medições das variáveis de interesse para os novos casos no grupo de expostos e não-expostos (controles).