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Questões filosóficas ligadas ao “Ser-Feminino” ou à condição humana do gênero feminino podem ser remontadas ao filósofo Marie-JeanAntoine-Nicolas de Caritat, Marques de Condorcet (1743 – 1794). Ele foi um inspirado defensor dos direitos humanos, contribuindo para o “Arqueofeminismo”, influenciando Olympe de Gouges, Mary Wollstonecraft e Simone de Beauvoir. Esta “filosofia feminista” move-se por todas as principais tradições ocidentais da filosofia, além da própria filosofia contemporânea, incluindo a filosofia analítica, continental, pragmatista, somada a outras variantes e interseções. À medida que as filósofas feministas realizam trabalhos em campos filosóficos tradicionais, da ética à epistemologia, elas introduzem novos conceitos e perspectivas que transformaram a própria filosofia. As filosofias feministas também estão traduzindo tópicos filosóficos anteriormente não problematizados, ou pouco problematizado, como o corpo, classe e trabalho, deficiência, família, reprodução, self, trabalho sexual, tráfico humano e sexualidade. Também podemos notar que elas estão trazendo uma lente particularmente feminista para as questões da ciência, globalização, direitos humanos, cultura popular, raça e racismo. Com base na reflexão sobre os movimentos da filosofia feminista contemporânea, analise as afirmativas abaixo:

I. A filosofia de Simone de Beauvoir postula que se aprende a se tornar mulher.
II. A “ética do cuidado” (“ethics of care” ou “ethics or EoC”) é uma ética que prescreve abordagens cuidadosas e femininas para os problemas éticos contemporâneos, em especial, para questões ecológicas.
III. A ética feminista é uma abordagem da ética que visa, entre outras coisas, promover os interesses das mulheres.
IV. A teoria epistemológica do ponto de vista feminista afirma que diferentes grupos sociais têm tipos distintos tipos de conhecimentos.
Estão corretas as afirmativas:
É célebre a afirmação do filósofo Jean-Paul Sartre de que “o existencialismo é um humanismo” e, portanto, pode-se afirmar que, para o existencialismo sartreano, o ser humano é um ser que se encontra como existente no mundo, e só vem a se definir na sequência, na medida em que faz algo de si mesmo. Com base no texto, assinale a opção que descreve corretamente o sentido desse humanismo.
Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?
A palavra Ética vem do grego ethos, que significa o modo de ser, o caráter. Isso indica o comportamento do homem. Mas, afinal, como é formado o comportamento do Ser Humano?
O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que: