Filtrar


Questões por página:
Ao longo dos anos, surgiram diferentes teorias a respeito das raças humanas. Algumas teorias, tais como o Evolucionismo, o Arianismo e o Determinismo Biológico, tentaram provar a superioridade da raça branca em relação às outras raças.
A respeito dessas teorias é correto afirmar-se:
“O desuso da Língua Terena também vem desse processo colonizador em que os povos indígenas passaram, e passam até hoje, com a chegada e ocupação desse continente pelos europeus, visto que não se pode falar de descoberta quando um local já possui moradores, como no caso das Américas.” (PEREIRA,2017, p.30). Assinale a alternativa correta acerca da luta pela sobrevivência das línguas indígenas:
O francês Claude Lévi-Strauss desenvolveu, a partir do estudo etnológico de grupos indígenas ameríndios, o conceito de uma antropologia estruturalista, baseado na significância das ligações parentais estabelecidas por estes grupos. Assinale a alternativa correta de acordo com Lévi-Strauss.
A ocorrência da II Guerra Mundial trouxe à discussão pública e fomentou estudos acadêmicos acerca da suposição da existência de algum determinante biológico que pudesse corroborar o discurso político que afirmava uma suposta superioridade biológica entre diferentes grupos de seres humanos. Em 1950 a UNESCO divulgou um documento redigido e revisado por cerca de duas dezenas de cientistas, que afirmava, entre outras coisas, que “Os dados científicos de que dispomos atualmente não justificam a conclusão de que diferenças genéticas hereditárias constituam fator essencialmente importante na ocorrência de manifestações culturais e na realização de obras civilizacionais dos diferentes povos ou grupos étnicos. Estes dados nos informam, ao contrário, que a experiência cultural pela qual cada grupo passou é a mais importante condição que explica tais diferenças. Os aspectos que tiveram papel preponderante na evolução do homem são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade. Esta dupla aptidão é o apanágio de todos os seres humanos. Ela constitui, com efeito, uma característica específica do Homo sapiens.” (Lévi-Strauss, UNESCO,1950)
Com base no entendimento do texto, assinale a alternativa correta.
“Muitas violências são praticadas a partir de sistemas de classificação, devidamente naturalizados, sem que sejam questionadas a origem dessas que são práticas sociais de subordinação. Muitas vezes achamos e dizemos sem constrangimento que “nós” temos ciência, e “eles” têm crenças; que “nós” temos arte, e “eles” artesanato; que “nós” temos filosofias, e “eles” mitos. Essas formas de classificação escondem da realidade que pretendem elucidar, um mundo de preconceitos vistos sempre a partir de uma perspectiva europeia e ocidental.”
SCHWARCZ, Lilia. “Índio não, indígena: os sistemas classificatórios” apud https://www.nexojornal.com.br/,06/06/2022.
No trecho, a autora critica o uso de formas de classificação de sociedades e culturas embasadas em uma perspectiva