Questões de Concurso
Filtrar
17 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 4
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SEDUC-PA
Disciplina:
Antropologia
“A arte manual ultrapassou as fronteiras do pequeno povoado e é produzida em outras localidades da região do Jalapão e cidades do estado. O capim dourado só pode ser colhido entre 20 de setembro e 20 de novembro para que não entre em extinção. A colheita é regulamentada por lei que proíbe a saída do material in natura da região, somente em peças já produzidas pela comunidade local, visando, assim, a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.” (Disponível em: http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2013/10/pecas-de-capim-dourado-valem-mais-que-ouro-na-regiao-do-jalapao.html.)
A primeira aparição do capim dourado como artesanato para um grande público foi em 1993, na primeira edição da FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins), realizada em Palmas-TO, mas sua origem está ligada à
A primeira aparição do capim dourado como artesanato para um grande público foi em 1993, na primeira edição da FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins), realizada em Palmas-TO, mas sua origem está ligada à
Concurso:
MPU
Disciplina:
Antropologia
mostrar texto associado
A análise de textos literários, bem como a comparação do fazer etnográfico com os estudos literários, faz parte do programa de pesquisa da antropologia clássica.
Concurso:
MPU
Disciplina:
Antropologia
mostrar texto associado
A grande mobilidade espacial de parte cada vez maior das populações mundiais faz que seja necessário propor novas técnicas de pesquisa de campo, como a etnografia multisituada.
Concurso:
MPU
Disciplina:
Antropologia
mostrar texto associado
Pierre Bourdieu, ao propor o conceito de habitus, pretende superar limitações encontradas tanto pelo estruturalismo quanto pela fenomenologia, por meio do que ele denomina uma teoria da prática.
Concurso:
MPU
Disciplina:
Antropologia
mostrar texto associado
A afirmação de que a escrita etnográfica é uma ficção reflete um profundo questionamento de Geertz acerca da viabilidade da própria antropologia.