Questões de Concurso
Filtrar
18 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 4
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Maripá - PR
Disciplina:
Pedagogia
Apesar de os conceitos de abandono e evasão escolar serem usados muitas vezes como sinônimos, eles têm características diferentes. Sobre essas diferenças, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________.
Deixar de frequentar as aulas durante o ano letivo caracteriza o(a) __________________. Já a situação em que o estudante, seja reprovado ou aprovado, não efetua a matrícula para dar continuidade aos estudos no ano seguinte é entendida como __________________. Se a quantidade de jovens de uma faixa etária fora da escola aumenta conforme o passar do ano letivo, se tem um aumento dos números de desistência, o que caracteriza o(a) __________________.
A Gestão Escolar foi marcada por um paradigma baseado no autoritarismo, na centralização, na fragmentação, entre outras características. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que corresponde ao pressuposto que emerge desse enfoque da realidade.
Disciplina:
Pedagogia
A luta pelo direito à educação no Brasil ganhou um impulso significativo após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Não por acaso, discussões como evasão e fracasso escolar foram temas de grande discussão e interesse nas décadas de 1980 e 1990. Tanto a evasão quanto o fracasso escolar são obstáculos a concretização do direito à educação. Terezinha Carraher, na obra Na vida dez, na escola zero, defende que o fracasso escolar é o fracasso
Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
Conforme aborda Bernard Charlot (2000, p.33), “o aluno em situação de fracasso é um aluno [...] uma criança ou um adolescente, isto é, um sujeito confrontado com a necessidade de aprender e com a presença, em seu mundo, de conhecimentos de diversos tipos”; é um ser humano, um ser social, um ser singular. Para o autor, esse sujeito:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Muitos alunos evadem da escola por que: