Filtrar


Questões por página:
As reflexões sobre as situações de abandono e a evasão escolar são muito recorrentes nas instituições de ensino, porém esse movimento também deve ser realizado por toda sociedade, no entendimento que garantindo a permanência e sucesso dos estudantes na educação básica, também se garante o desenvolvimento econômico e social do país. Assim, “à medida que o nível de escolaridade aumenta, maiores são as condições de o cidadão superar situações de subemprego, desemprego e pobreza, e da sociedade diminuir índices de desigualdade e violência” (PARANÁ,2017, p.1). No que refere as questões de abandono e evasão escolar, assinale a alternativa incorreta.
Guiomar Namo de Mello (2003), no livro Magistério de 1º grau, apresenta uma discussão acerca do fracasso escolar da criança “carente" e suas razões, concluindo que as razões do fracasso encontram‐se divididas em fatores intra e extra‐escolares.

Na pesquisa que fez com professores, revela que, em média, os docentes apresentam três respostas para explicar o fracasso dos alunos “carentes":

1) responsabilidade da escola;

2) culpa da vítima;

3) responsabilidade da pobreza e do desinteresse da família.

Assinale a alternativa que apresenta apenas causas relacionadas à resposta 2.
O fracasso escolar pode ser compreendido como a:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, e os casos de elevados níveis de repetência devem ser



A taxa de frequência escolar por idade é importante para a Educação de Jovens e Adultos como indicativo da