Filtrar


Questões por página:
A coleta dos materiais biológicos é considerada a parte mais importante do processo de análise clínica. Um material advindo de uma coleta inadequada, ou seja, com falhas, nem mesmos os aparelhos mais modernos conseguem validar a amostra, tornando-se assim de grande importância um procedimento de coleta eficiente.
Os principais itens a serem observados na coleta do material para obtenção de uma amostra adequada, são eles:
I. Fase de Orientação e Preparo do Exame. II. Horário e seleção anatômica do local de coleta. III. A técnica de coleta propriamente dita. IV. Os materiais e condições para transporte do material até o laboratório e seu acondicionamento. V. Tempo entre a coleta e a análise do material.
Estão CORRETAS:
Para coleta de sangue venoso, analise as afirmativas abaixo.

I. Para interromper o fluxo sanguíneo e provocar a distensão venosa, recomenda-se o uso de um garrote por um período não superior a 60 segundos.
II. Os garrotes devem ser colocados de 5 a 10 centímetros acima do local de punção desejado.
III. A coleta e preenchimento dos tubos de sangue devem seguir uma ordem, sendo o frasco para hemocultura o primeiro quando este estiver entre os exames a serem coletados.
IV. Quando o escalpe à vácuo for utilizado para a coleta sanguínea e o tubo de coagulação for o primeiro a ser colhido, deve-se usar um tubo sem aditivo como “primer”. A função deste tubo é preencher totalmente o tubo do escalpe garantindo a relação sangue / aditivo no tubo de coleta.

Estão corretas as afirmativas:
A coleta de urocultura em mulheres deve seguir algumas orientações para resultados confiáveis. Assinale a alternativa correta.

Com base na coleta de amostras para diagnóstico de Covid-19, é INCORRETO afirmar que:

A fase inicial do exame bacteriológico – que compreende coleta, conservação e encaminhamento da amostra de escarro – é de responsabilidade da unidade de saúde que identifica o caso com suspeita de tuberculose. Para a coleta da amostra, as seguintes orientações deverão ser observadas: