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“Dos 12 mil itens do acervo museológico do Museu da Imigração do Estado de São Paulo, apenas 305 estão na exposição de longa duração ‘Migrar: experiências, memórias e identidades’. Todos os outros objetos estão divididos em três salas – local invisível para o público – e são expostos, temporariamente, quando possível.”

(Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/ um-espaco-de-preservacao-de-acervos.)

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

Texto I:

“No caso desse tipo de exposição podem-se selecionar acervos dos mais variados e temáticos possíveis. Essas exposições representam um importante veículo de dinamização e rotatividade nos museus. O caráter de novidade proporciona, ao lado do trabalho educativo, uma visita mais estimulante ao público visitante.”

(Bittencourt,2003.)

Texto II:

“Em uma exposição desse tipo, o importante é ter um bom plano de transporte e instalação da mostra, bem como o seguro de todo o acervo. Elas demandam, dependendo do perfil, uma grande soma de recursos, pois envolvem translado e hospedagem de equipe, acervo, seguros, divulgações específicas e outros.”

(Bittencourt,2003.)

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:

A figura apresenta um local característico das exposições onde os colecionadores colocavam seus objetos trazidos de viagens em uma sala, formando os gabinetes de curiosidade (aproximadamente no século XV), às vezes organizando-os por cores ou temáticas sem finalidade expositiva e com visitação apenas por pessoas da elite. Na atualidade, para se organizar e proceder a montagem uma exposição de cunho museológico é necessário, entre outros fatores, respeitar uma sequência de passos.

Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que condiz com as etapas adequadas à montagem completa de uma exposição.