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Os serviços de assistência técnica e extensão rural, por estarem presentes na grande maioria dos municípios brasileiros, são os únicos instrumentos do Estado que estão em contato direto com os agricultores e suas famílias. Dessa forma, são considerados os únicos responsáveis, tanto pelo sucesso como pelo insucesso, da conquista do desenvolvimento, da sustentabilidade e da cidadania dos agricultores e de suas comunidades.
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O surgimento da extensão rural envolveu métodos pedagógicos próprios, caracterizados principalmente pelo princípio pedagógico do ensinar a fazer, fazendo, ou seja, o técnico realizava a prática ou a demonstração para os agricultores e depois ela era repetida, comentada e avaliada pelos presentes.
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Economia, ecologia e administração, apesar de serem áreas do conhecimento necessárias para o desenvolvimento agrícola e rural, não se inserem no objeto de ação da extensão rural, o qual tem seu foco centrado nas boas práticas agronômicas e na difusão de tecnologia.
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A extensão rural é um processo educacional e cooperativo, dissociada da pesquisa da mesma maneira que a geração e a difusão de tecnologias estão desagregadas da participação do produtor na fase inicial do processo devendo o produtor participar apenas na fase final de incorporação da tecnologia à produção.
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O movimento extensionista surgiu, no Brasil, como uma reação ao insucesso da educação rural. Os idealizadores desse movimento o definiram como um processo de educação extracurricular.