Filtrar
10 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 2
Questões por página:
Questões por página:
Avalie as seguintes proposições. I) Num mercado competitivo, um imposto sobre quantidades cobrado dos consumidores causa mais perda de bem-estar do que o mesmo imposto cobrado aos produtores, uma vez que os consumidores são uma parte mais vulnerável na relação de consumo. II) Como os bens públicos não são de uso exclusivo de cada consumidor, a presença de oportunistas (ou caronas) geralmente faz com que mercados competitivos deixem de prover quantidades eficientes desse bem. III) Na presença de externalidades positivas na produção, o mercado competitivo oferece uma quantidade menor do que a socialmente ótima do bem em questão. Isso ocorre porque o valor do benefício marginal social é menor do que o privado. Podemos afirmar que:
Analise as seguintes proposições relativas à economia das externalidades produzidas pela emissão de poluentes. I) O teorema de Coase diz que, na ausência de custos de transação e havendo a definição de quem detém os direitos de emissão de poluentes, a livre negociação entre as partes levará a um nível ótimo de emissão da poluição. II) O imposto pigouviano e a restrição direta à emissão de poluentes podem gerar um nível de poluição Pareto eficiente, caso se conheçam os custos e os benefícios de uma redução da poluição. III) Sob as condições do teorema de Coase, a quantidade de poluente resultante de um processo de negociação entre as partes será independente da distribuição dos direitos de propriedade. Pode-se afirmar que:
Concurso:
SEFAZ - PA
Disciplina:
Economia
Sobre o Teorema de Coase é correto afirmar que
Sobre externalidades negativas tem-se que
mostrar texto associado
A ação de pescar no período de defeso e seu impacto sobre a atividade pesqueira em geral representam uma falha de mercado classificada como externalidade negativa.