Filtrar


Questões por página:
O serviço de emergência de um hospital utiliza rotineiramente solução de glicose para administração de medicamentos em seus pacientes. Sabendo-se que para o preparo de uma solução de glicose, utilizam-se 25 gramas de glicose para 500 ml de água destilada, qual é a porcentagem p/v dessa solução?
Assinale a alternativa que apresenta características do sistema misto de distribuição de medicamentos.
A aquisição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares deve ser acompanhada de algumas providências, dentre elas: exigência de apresentação, da parte do fabricante e distribuidores, dos Certificados de Registro da Empresa e de Produtos que comprovem o cumprimento das “Boas Práticas de Fabricação”, “Boas Práticas de Armazenamento” e “Boas Práticas de Transporte”, expedidos pela Secretaria Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, pela Agência Nacional de Vigilância ou órgão equivalente dos Estados e Municípios, quando autorizados. Também pela exigência do Certificado de Análise, química e microbiológica, e da Avaliação Prévia da qualidade das amostras de produtos ainda não vendidos para o hospital. Deve ocorrer a inspeção visual de todos os produtos recebidos, observando-se
Antigamente, a Farmácia Hospitalar (FH) era vista simplesmente como um depósito de medicamentos. A sua localização geralmente era no subsolo dos hospitais, sem nenhuma regra de arquitetura ou engenharia. Nos últimos anos, no entanto, a FH passou por transformações, acompanhando a evolução dos hospitais, tanto na parte de sua estrutura física como na implementação dos recursos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças. Atualmente, espera-se que a FH esteja capacitada para se ocupar dos produtos farmacêuticos e das atividades a eles relacionados. A Farmácia Hospitalar é a unidade do hospital que:
1. se ocupa dos produtos farmacêuticos; 2. participa da seleção, aquisição e controle da movimentação do estoque de medicamentos e correlatos; 3. com exclusividade, executa atividades relacionadas à manipulação, ao armazenamento e à distribuição de medicamentos e correlatos; 4. está presente no planejamento, na organização e no controle dos medicamentos. 5. deve ter na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, como membro consultor, o profissional farmacêutico, garantido pela Portaria 2.616, de 12 de maio de 1998.
A soma dos números das frases CORRETAS é:
Devem existir instruções por escrito, descrevendo com detalhes o recebimento, a identificação e o manuseio dos medicamentos. Elas devem indicar, adequadamente, os métodos de estocagem e definir os procedimentos burocráticos para com as outras áreas de organização. Sobre o Recebimento de Medicamentos, leia os itens, abaixo:
I- No ato do recebimento, cada entrada deve ser examinada quanto a sua documentação e, fisicamente, inspecionada para se verificar suas condições, rotulagem, tipo e quantidade; II- Se for o caso de recebimento de um produto com mais de um lote de fabricação, ele deve ser subdividido em quantos lotes forem necessários e estocados dessa forma; III- Os lotes que forem submetidos à amostragem ou os julgados passíveis de análise devem ser devolvidos à empresa fornecedora.
Dos itens acima: