Filtrar


Questões por página:

Observe as afirmativas a seguir em relação à prescrição farmacêutica de medicamentos.

I A prescrição de medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) estará necessariamente em conformidade com a Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, em sua falta, com a Denominação Comum Internacional (DCI).

II A prescrição de medicamentos, no âmbito privado, estará necessariamente em conformidade com Denominação Comum Brasileira (DCB) ou, em sua falta, com a Denominação Comum Internacional (DCI).

III A prescrição farmacêutica deverá ser redigida em vernáculo, por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura e o sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras.

Das afirmativas acima:

Um dos indicadores de uso de antimicrobianos é calculado tendo como numerador o “total de tratamentos iniciados com determinado antimicrobiano no período”, e como denominador o “total de tratamentos com antimicrobianos iniciados no mesmo período”, representando assim:

Estabeleça a correta correspondência entre as classes de antineoplásicos apresentados na Coluna I e os fármacos relacionados na Coluna II.

Coluna I

1 alquilantes

2 antimetabólitos

3 produtos naturais – desestabilizadores dos fusos mitóticos


Coluna II

( ) paclitaxel

( ) vinorelbina

( ) metotrexato

( ) ifosfamida

( ) gemcitabina


A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

Estabeleça a correta correspondência entre as categorias de medicamentos listadas na Coluna I com os medicamentos listados na Coluna II.

Coluna I

1 Medicamento novo, genérico ou similar.

2 Medicamento de notificação simplificada.

3 Produto biológico.

Coluna II

( ) ibuprofeno

( ) simeticona

( ) alfaepoetina

( ) álcool etílico a 70%

( ) insulina

A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

Na abordagem do choque séptico, a primeira dose de antimicrobianos deve ser administrada o mais rapidamente possível. O ideal é que seja num tempo inferior a uma hora após o diagnóstico. São utilizados antimicrobianos de amplo espectro, de preferência bactericidas fungicidas, sem correção de dose para insuficiência renal ou hepática nesta primeira dose. A seguir o esquema escolhido deverá ser reavaliado tão logo os resultados de cultura estiverem disponíveis. Estes são exemplos de antibacterianos comumente utilizados para a abordagem do choque séptico: