Filtrar


Questões por página:
Dentre os equipamentos de proteção coletiva (EPC) que devem estar presentes em áreas de manipulação de quimioterápicos, está a capela de fluxo laminar
Para o caso de ocorrer algum acidente durante o percurso, as pessoas que transportam medicamentos quimioterápicos devem trazer junto com elas os materiais necessários, tais como: luvas protetoras, aventais, gorros, máscaras, protetores para olhos, plásticos absorventes. Sendo assim, a farmácia deve disponibilizar um kit de derramamento, no qual estejam presentes as seguintes substâncias neutralizadoras para a limpeza da área afetada:
Na alimentação tradicional, o nitrogênio é fornecido a partir de fontes proteicas (carnes, soja etc.). Na TNP, ele é fornecido por meio de uma mistura de aminoácidos (AA) colocados em solução. As soluções de aminoácidos podem variar, de acordo com o produtor, tanto em tipo quanto em teor. Podem ser encontradas no mercado soluções de 13 a 20 aminoácidos diferentes e em concentrações que podem variar de 7% a 15% de AA.

Essas soluções
Compete à Comissão de Farmácia e Terapêutica as ações de assessoramento farmacoterapêutico, investigação científica e educação permanente. Faça a classificação das ações a seguir, de acordo com o protocolo.

I. Assessoramento farmacoterapêutico.
II. Investigação científica.
III. Ações educativas.

1. ( ) Elaboração de normas para prescrição, dispensação e uso de medicamentos.

2. ( ) Promoção de estudos de utilização de medicamentos e de farmacoeconomia para analisar o perfil farmacoepidemiológico e de impacto econômico dos medicamentos nas instituições da saúde.

3. ( ) Promoção e elaboração de Protocolos Clínicos de tratamento.

4. ( ) Elaboração e divulgação de instrumentos educativos, utilizando os meios de comunicação.

5. ( ) Atividades voltadas ao gerenciamento de riscos e farmacovigilância (queixas técnicas, reações adversas ao medicamento e erros de medicação).

6. ( ) Incentivo e realização de campanhas para práticas seguras do uso do medicamento.

A classificação correta está em
Em uma visita de rotina a uma farmácia hospitalar com manipulação, o fiscal sanitário se deparou com a seguinte situação: o fiscal chegou ao local às 10 h da manhã. O profissional responsável técnico, único farmacêutico em exercício no estabelecimento, não se encontrava presente, mas havia manipulação de produtos magistrais, algumas contendo substâncias de baixo índice terapêutico. Ao interrogar sobre a presença do farmacêutico, foi informado que o mesmo só chegaria às 12 horas, pois havia tido um problema pessoal urgente para resolver. Durante a visita ao estabelecimento, o fiscal observou que não havia equipamentos nem área reservada para o controle de qualidade, sendo informado de que esse serviço era terceirizado. O plano de treinamento dos funcionários não estava disponível. Em uma das salas, foram encontradas matérias-primas vencidas, identificadas com os dizeres: NÃO USAR. Durante a presença do fiscal no estabelecimento, foram recebidas várias receitas de preparação para as clínicas, que seriam, segundo os funcionários, manipuladas após a chegada do farmacêutico. A farmácia dispunha do certificado de regularidade do CRF-RJ para aquele período. Em um Termo de Visita anterior, o fiscal sanitário verificou que já havia o registro de solicitação de adequação da área física e de preparação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) para a execução do monitoramento das preparações contendo substâncias de baixo índice terapêutico, para a qualificação dos fornecedores e para o controle de qualidade. O POP de monitoramento geral foi apresentado. Os registros do livro de produção de medicamentos estavam em atraso e, ao escolher dois produtos aleatoriamente, os fiscais não puderam rastrear todas as etapas de fabricação.

Em relação ao exposto acima, assinale a opção correta.