Filtrar


Questões por página:
Em relação às indicações e aos efeitos colaterais indesejáveis dos fármacos metabolizados pelas N-acetiltransferases, a correlação está INCORRETA em:
Os fármacos são considerados xenobióticos e muitos são amplamente metabolizados pelos seres humanos. Muitos fármacos são derivados de substâncias químicas encontradas em plantas, das quais algumas têm sido usadas em ervas medicinais chinesas há milhares de anos. As enzimas metabolizadoras dos xenobióticos estão presentes em muitos tecidos do corpo. Sobre esse assunto, está CORRETO afirmar:
Durante a etapa de desenvolvimento de uma substância, é fundamental conhecer as interações da droga com o corpo humano, as quais definirão o uso para o paciente. Ultimamente, é reconhecido o termo “pró-fármaco”, que são compostos que apresentam efeito após a biotransformação. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais considerando as diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos, pH regional e permeabilidade das membranas. Sobre a distribuição dos fármacos no organismo, marque V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Algumas áreas do corpo, por exemplo, o cérebro, são facilmente acessíveis a fármacos, devido à inexistência de barreiras anatômicas. ( ) Uma vez no sistema circulatório, alguns fármacos podem ligar-se de modo inespecífico e reversivelmente a várias proteínas plasmáticas, como albumina e globulinas. ( ) A distribuição do fármaco no interior do compartimento tecidual é considerada desuniforme e lenta em comparação com sua absorção e eliminação. ( ) Os fatores que afetam a distribuição do fármaco incluem o débito cardíaco, conteúdo de lipídio no tecido e suas características físico-químicas.
Assinale a sequência correta
“O Piroxicam é um fármaco anti-inflamatório não esteroide, de natureza ácida, devido à presença da função enólica e estabilização da base conjugada correspondente por ressonância e interações de hidrogênio intramoleculares.” (Química medicinal – 3ª ed. Eliezer J. Barreiro.)
Sobre o Piroxicam, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Após a absorção, é extensamente ligado às proteínas plasmáticas (99%). ( ) A dose recomendada é de 7,5 mg uma vez ao dia. ( ) Exibe seletividade pela Cox 2 cerca de 10 vezes maior. ( ) A principal transformação metabólica em seres humanos é a hidroxilação do anel piridil. ( ) A dose diária habitual é de 20 mg. A sequência está correta em