Filtrar


Questões por página:

Segundo o Guia Básico para a Farmácia Hospitalar, Farmacocinética Clínica é a aplicação prática dos conceitos farmacocinéticos, teóricos e experimentais, visando obter o controle terapêutico efetivo e individualizado e proporcionar maior segurança para o paciente quanto ao uso dos medicamentos prescritos, mediante determinação de níveis plasmáticos. Quanto à determinação de níveis séricos avalie as afirmações a seguir:


I - Os resultados obtidos a partir das determinações de níveis séricos são submetidos a tratamentos farmacocinéticos específicos e transformados em laudos técnicos que irão subsidiar o médico na elaboração de regimes terapêuticos individualizados.

II - Esse tipo de análise permite avaliar a adesão do paciente ao tratamento, identificar superdosagem e toxicidade antes da ocorrência de sinais ou sintomas clínicos e proceder ajustes de doses segundo o modelo farmacocinético do medicamento.

III - Dentre os medicamentos habitualmente submetidos à análise para determinação de níveis séricos podemos amicacina, fenitoína, gentamicina e heparina.

IV - Esse tipo de análise permite avaliar a eficácia terapêutica do princípio ativo utilizado e detectar interações medicamentosas.


Estão CORRETAS as assertivas:

Medicamento que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos apresenta as mesmas concentrações, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica e que é equivalente ao medicamento de referência, podendo diferir somente em características de tamanho, forma, prazo de validade, embalagem, rotulagem e excipientes. Este conceito refere-se a
Os diuréticos de alça são bastante potentes, eliminam entre 15 e 25% do Na+ filtrado. Sobre o uso dessa classe de diuréticos, é correto afirmar:

O estudo da regulação do Ca2+ deu um passo muito grande no início da década de 1970 com o desenvolvimento das técnicas de fluorescência baseadas na fotoproteína sensível ao Ca2+, a equorina, e de corantes como o Fura-2, que permitiram, pela primeira vez, que o [Ca2+]i livre fosse monitorado em células vivas, com um alto nível de resolução temporal e espacial. Sobre os canais de cálcio, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I- Os canais de cálcio operados por armazenamento são canais de muito baixa condutância, localizados na membrana plasmática que se abrem para permitir a entrada de cálcio, quando as reservas no retículo endoplasmático estão reduzidas, porém não são sensíveis ao [Ca2+]i citosólico.

II- Os canais de cálcio operados por voltagem são altamente seletivos para o Ca2+, não conduzindo Na+ ou K+, os canais de Ca2+ estão sempre presentes em células excitáveis e segundo as pesquisas existem cerca de 5 tipos: L, T, N, P/Q e R.

III- O receptor de trifosfato de inositol (IP3R) é ativado pelo IP3. O IP3R é um canal iônico regulado por ligante. Esse é o principal mecanismo pelo qual a ativação dos receptores acoplados à proteína G leva a um aumento do [Ca2+]i.

IV- O receptor de rianodina localizado no retículo endoplasmático medeia a liberação de Ca2+, evocada por Ca2+ no músculo, a cafeína em altas concentrações ativa esse receptor.

Nos anos 1970, a farmacologia entrou em uma nova fase, quando os receptores, que até então tinham sido entidades teóricas, começaram a emergir como realidades bioquímicas como consequência do desenvolvimento de técnicas de marcação. Existem 4 tipos de receptores: Tipo 1 (canais iônicos controlados por ligantes), Tipo 2 (receptores acoplados a proteínas G), Tipo 3 (receptores relacionados e ligados a quinases) e Tipo 4 (receptores nucleares). Com base nessa classificação, marque a alternativa que contém respectivamente exemplos de receptores do Tipo 1,2,3 e 4.