Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Farmácia

Assunto:

Farmacodinâmica

Questões por página:
Medicamentos são produtos com a finalidade de prevenir, curar doenças ou aliviar seus sintomas. A coluna da esquerda apresenta tipos de medicamentos que atuam em vários sistemas e aparelhos e a da direita, os usos terapêuticos de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1. Imipenem

( ) Indicado para tratar hipertensão arterial, inchaço devido a problemas cardíacos e renais.

2. Digoxina

( ) Utilizado para tratar infecções das vias urinárias, do trato respiratório, da pele e tecidos moles.

3. Furosemida

( ) Tratamento da deficiência de crescimento em crianças com insuficiência renal crônica.

4. Somatropina

( ) Útil no tratamento da arritmia ventricular e insuficiência cardíaca congestiva.


Marque a sequência correta.
Maria José,84 anos, é tabagista, história familiar de problemas cardíacos, faz uso regular de aspirina para afinar o sangue, atenolol para a pressão e sinvastatina para o colesterol. Certo dia, apresenta fortes dores no peito e a vizinha dá um comprimido de varfarina, pois dor no peito é devido a sangue grosso. À noite, ao escovar os dentes, ela percebe sangramento na gengiva e epistaxe. Assinale a alternativa CORRETA no que se refere à farmacodinâmica dos medicamentos elencadas nesse caso clínico.
A farmacologia, no seu sentido mais amplo, é a ciência que estuda as drogas (do grego, pharmakos, droga, elogos, estudo), ou seja, é a ciência que estuda como os medicamentos interagem com os organismos vivos. Essa ciência utiliza-se de conceitos e nomenclaturas próprias. Sobre alguns dos conceitos da farmacologia, é INCORRETO afirmar que:
Para que um fármaco seja útil como instrumento terapêutico ou científico, precisa agir, de modo seletivo, sobre células e tecidos específicos, exibindo um alto grau de especificidade pelo ponto de ligação, o que pode ser claramente reconhecido nas ações da:
“Manifesta-se por antagonismo ao receptor alfa-1 periférico, como o carvedilol e o labetalol, e por produção de óxido nítrico, como o nebivolol.”
Qual das categorias, de acordo com a seletividade, os betabloqueadores adrenérgicos do excerto acima se enquadram?