Filtrar


Questões por página:
No tratamento de arritmias, o uso de propanolol induz seu efeito farmacológico por

Os fármacos que modificam a eletrofisiologia cardíaca frequentemente apresentam uma margem muito estreita entre as doses necessárias para produzir o efeito desejado e as que se associam a efeitos adversos. Analise as afirmativas abaixo quanto aos aspectos farmacocinéticos dos fármacos antiarrítmicos:


I - A adenosina deve ser administrada em bolo intravenoso rápido, pois a administração lenta resulta na sua eliminação antes que possa chegar ao coração.

II - A flora intestinal pode metabolizar notavelmente a digoxina, reduzindo a sua biodisponibilidade, por outro lado, a toxicidade é um sério risco com o uso de antibióticos.

III - O esmolol é um agente beta1 seletivo com meia-vida de eliminação longa por isso é usado para tratar taquicardia supraventricular.

IV - A amiodarona induz fortemente o metabolismo hepático ou a eliminação de muitos compostos, por isso, as doses de varfarina, de outros antiarrítmicos e da digoxina requerem aumento durante o tratamento com amiodarona.


São CORRETAS as assertivas:

De acordo com a classificação dos agentes anti-hipertensivos, com base no seu principal local ou mecanismo de ação, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira e, a seguir, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA, na ordem de cima para baixo. 1. Diuréticos.2. Agentes simpaticolíticos.3. Bloqueadores dos canais de cálcio.4. Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (ECA).5. Antagonistas do receptor de Angiotensina II.6. Vasodilatadores.
( ) Hidroclorotiazida, Furosemida, Amilorida. ( ) Verapamil, Diltiazem, Anlodipina. ( ) Losartana, Telmisartana, Valsartana. ( ) Hidralazina, Minoxidil, Nitroprussiato. ( ) Captopril, Enalapril, Lisinopril. ( ) Atenolol, Prazosina, Carvedilol, Clonidina.
No tratamento de pacientes com hipertensão são utilizadas várias classes de fármacos anti-hipertensivos, todas – a exceção da classe dos inibidores diretos da renina – presentes na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) – 2017. Quanto aos efeitos hemodinâmicos do uso crônico dessas classes de medicamentos, é correto afirmar: