Questões de Concurso
Filtrar
58 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Julgue o item subsequente.
Os AINEs como a indometacina podem mitigar o efeito anti-hipertensivo do propranolol e de outros antagonistas do Beta-receptor. Esse efeito está relacionado com a estimulação na síntese vascular de prostaciclina, assim como a liberação de Na+.
Julgue o item subsequente.
As prostaglandinas estão envolvidas em diversos processos fisiológicos e patológicos, incluindo, por exemplo, vasodilatação ou vasoconstrição. Na maioria dos leitos vasculares, as prostaglandinas da família E (PGEs) são potentes vasoconstrictores.
Julgue o item subsequente.
Entre os principais fármacos utilizados no tratamento da angina, estão inclusos os nitrovasodilatadores, os antagonistas dos receptores beta-adrenérgicos e os antagonistas dos canais de Ca2+. Esses agentes antianginosos melhoram o equilíbrio do fornecimento e a demanda de O2 do miocárdio, aumentando o fornecimento ao dilatar a vasculatura coronariana e/ou reduzindo a demanda ao diminuir o trabalho cardíaco.
Julgue o item subsequente.
Os Beta-2-agonistas inalatórios de curta ação são os broncoconstritores mais amplamente utilizados e eficazes no tratamento da asma devido ao seu antagonismo funcional da broncodilatação.
Julgue o item subsequente.
Os diuréticos tiazídicos são usados para o tratamento de edema associado a doença cardíaca (insuficiência cardíaca congestiva), hepática (cirrose hepática) e renal (síndrome nefrótica, insuficiência renal crônica e glomerulonefrite aguda). Com relação a interações medicamentosas, os diuréticos tiazídicos podem reduzir os efeitos dos anticoagulantes e em uma interação medicamentosa potencialmente letal com a quinidina. O prolongamento do intervalo QT causado pela quinidina pode levar ao desenvolvimento de taquicardia ventricular polimórfica. A hipocalemia induzida por esse diurético pode ser responsável por muitos casos de arritmia induzida por quinidina. Além disso, a alcalinização da urina pelas tiazidas aumenta a exposição sistêmica a quinidina ao reduzir sua eliminação.