Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Os fármacos inibidores seletivos da COX‐2 possuem potencial para aumentar o risco de infarto do miocárdio.
mostrar texto associado
A nimesulida é um inibidor seletivo da COX‐2 que também apresenta ação mínima sobre a COX‐1.
mostrar texto associado
O efeito antiplaquetário do ácido acetilsalicílico pode ser induzido pela administração de ibuprofeno.
Os fármacos usados para o tratamento da malária são dirigidos a vários locais de ação, visto que nenhum agente isolado é capaz de atingir todo o ciclo de vida do parasito. (Fonte: Ritter, James M. Rang & Dale Farmacologia. (9th edição). Grupo GEN,2020.)
Em relação ao Tratamento antimalárico, analise os itens abaixo.
I. Os fármacos usados para tratar a crise aguda da malária agem nos parasitos no sangue; podem curar as infecções pelos parasitos (p. ex., Plasmodium falciparum) que não têm um estágio exoeritrocítico. II. Os fármacos usados para quimioprofilaxia (profiláticos causais) agem nos merozoítos emergindo das células hepáticas. III. Os fármacos empregados na “cura radical” não são ativos contra os parasitos no fígado. IV. Alguns fármacos agem nos gametócitos e evitam a transmissão pelo mosquito.

Julgue o item subsequente.


O rim é o órgão mais importante para a excreção dos fármacos e seus metabólitos. A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. Em geral, as alterações da função renal global afetam esses três processos na mesma extensão.