Filtrar


Questões por página:
Grande parte dos pacientes em CTI apresenta dor, medo e ansiedade, por isso, a administração de analgésicos e sedativos é importante para o conforto do paciente, redução do estresse e para evitar retardo da recuperação e da liberação da ventilação mecânica. Mas esses medicamentos precisam ser utilizados com cautela para evitar efeitos adversos importantes. Marque a alternativa CORRETA quanto à segurança durante a utilização destes fármacos.

A dor é um componente presente virtualmente em todas as patologias clínicas e seu tratamento é um imperativo clínico fundamental. O controle eficaz da dor pode envolver, dependendo da condição dolorosa, uma ou mais classes de fármacos, sendo uma delas os opióides. Considerando o perfil de efeitos dos opióides utilizados clinicamente e os riscos que esses medicamentos oferecem ao paciente, avalie as afirmações a seguir:


I - As doses terapêuticas dos opióides semelhantes à morfina não produzem efeitos expressivos na pressão arterial ou na frequência e no ritmo cardíacos, contudo produzem vasodilatação periférica, diminuem a resistência periférica e inibem os reflexos barorreceptores, podendo ocorrer hipotensão ortostática e síncope.

II - A fentanila e a sufentanila são fármacos muitos importantes na prática anestésica em razão do intervalo relativamente curto até produzir seu efeito analgésico máximo, a interrupção rápida dos efeitos após a administração de pequenas doses intermitentes e os efeitos depressores diretos mínimos no miocárdio, embora quando utilizadas sejam necessárias doses expressivamente maiores dos anestésicos voláteis.

III - A depressão respiratória é a causa principal de morbidade secundária ao tratamento com opiáceos, desse modo os opióides devem ser utilizados com cautela em pacientes com asma, DPOC, cor pulmonale, reserva respiratória reduzida, depressão respiratória pré-existente, hipoxia ou hipercapnia, para evitar apneia secundária à redução do estímulo respiratório, que se superpõe ao aumento da resistência nas vias respiratórias.

IV - O tramadol é um análogo sintético da codeína, tão eficaz quanto à morfina no tratamento de dores brandas a moderadas, contudo menos eficaz no tratamento de dores graves ou crônicas.


Estão CORRETAS as assertivas:

Considerando a Portaria MS n.344/1998, que aprova o regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, e suas atualizações, marque a alternativa INCORRETA:
Os sintomas e a gravidade da síndrome de abstinência alcoólica são determinadas pela quantidade e duração do consumo de álcool e incluem distúrbios do sono, ativação do sistema nervoso autônomo (simpático), tremores e, nos casos graves, convulsões. Considerando as intervenções farmacológicas na desintoxicação alcoólica, marque a alternativa CORRETA:
Dentre os medicamentos listados, assinale aquele utilizado como terapia adjuvante para tratar epilepsia do tipo grande mal.