Filtrar


Questões por página:
Diversas infecções parasitárias são reconhecidas como doenças negligenciadas, devido aos investimentos em controle e tratamento, por meio de pesquisas e ações governamentais. O praziquantel é um dos medicamentos empregados nas infecções por cestódeos e trematódeos, sendo este atualmente pertencente ao componente da assistência farmacêutica classificado como:
Os medicamentos classificados terapeuticamente como antimicóticos combatem as infecções fúngicas por meio de diferentes mecanismos de ação. O medicamento antifúngico que tem sua atuação farmacológica baseada na inibição da síntese da parede celular é conhecido como:
O uso racional de antimicrobianos é um objetivo de todos os gestores de saúde alinhados com as metas globais de segurança do paciente. Os medicamentos de uso oral e tópico, utilizados para micoses em suas diversas manifestações clínicas, são reconhecidos de acordo com suas estruturas químicas, sendo o cetoconazol e clotrimazol classificados como:
A utilização dos medicamentos disponibilizados pelo sistema único de saúde para o controle e tratamento da HIV/Aids são normatizados por protocolos atualizados, elaborados pelo Ministério da Saúde. O medicamento associado ao tenofovir, que atualmente é utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP), é conhecido como:
A terapia farmacológica com antirretrovirais é um avanço no sistema único de saúde (SUS) em nosso país. Os diversos medicamentos utilizados nesta terapia são classificados de acordo com seu mecanismo de ação, sendo as substâncias ritonavir e darunavir atuantes na inibição da: