Filtrar


Questões por página:
Este é um remédio de ação curta. Seus sintomas não duram muito. É um veneno violento em grandes doses, destruindo a vida ou extinguindo seus efeitos rapidamente, de modo que, se o paciente se recuperar, a recuperação não será retardada. Como uma grande tempestade, ela vem, varre e passa. Com um pouco de reflexão, descobriremos com que tipo de doença tudo isso se parece e que tipo de paciente tem maior probabilidade de ter essa doença curta e repentina. Se pensarmos um momento a partir da experiência e da observação homeopática, lembraremos que indivíduos vigorosos e pletóricos, quando se resfriam, decaem violentamente, enquanto pessoas fracas e enfermas, decaem e se recuperam lentamente das doenças agudas, e não ficam tão doentes. A partir disso e do exame dos seus efeitos súbitos, será fácil ver que as pessoas que sofrem das doenças deste remédio são indivíduos pletóricos. O medicamento, neste caso, é ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna
É um dos remédios mais importantes nas consequências mentais e físicas dos problemas emocionais, principalmente os causados por desilusões ou frustrações, medo, antecipação de acontecimentos, preocupações, raiva (com tristeza silenciosa), mágoa, amor não correspondido ou perda de um ente querido, por nostalgia, por mortificação, por estudos prolongados e por excessos sexuais ou onanismo. Na esfera mental, os efeitos dessas noxas se manifestam por um enfraquecimento profundo ou esgotamento nervoso geral seguido, no plano físico, por uma grande fraqueza que inclui até a função sexual. O enfraquecimento mental se expressa, inicialmente, pela indiferença ou apatia ou desinteresse por tudo o que acontece ao seu redor, nas coisas habituais da vida, em suas ocupações, principalmente pela manhã ao acordar. Geralmente associada à indiferença, há uma marcada lentidão e embotamento intelectual. Há um estado de confusão ou tontura, não consegue pensar, especialmente ao acordar, ao ler, após relação sexual ou alimentação, ou devido a esforços mentais; como se estivesse embriagado. O medicamento indicado, neste caso, é ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta como você interpreta a evolução descrita.
mostrar texto associado
Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.
No Parágrafo 7, do Organon da Arte de Curar, Hahnemann discorre sobre as causas occasionalis na gênese das doenças: “Como em uma doença a respeito da qual nada se apresenta, a não ser afastar a causa que manifestamente a ocasione ou mantenha (causa occasionalis) ... Entende-se que todo médico inteligente afastará, primeiramente, a causa: assim, o mal-estar em geral cessa espontaneamente”. Nesse Parágrafo, Hahnemann cita algumas condições clínicas que caracterizam uma causa occasionalis:

I. Corpos estranhos na córnea e em orifícios do corpo, ou artérias que estejam causando hemorragia. II. Hemorroidas sangrantes e amidalas hipertrofiadas. III. Cálculos urinários e ânus imperfurado do neonato. IV. Varizes de membros inferiores.

Assinale a alternativa correta.