Filtrar


Questões por página:
INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir e observe atentamente a ilustração para responder à questão.
Os testes rápidos imunocromatográficos para detecção qualitativa, simultânea e diferenciada de drogas de abuso, em urina humana, tem sido utilizado para triagem toxicológica e investigação laboratorial do uso de substâncias psicoativas. As drogas mais comumente pesquisadas são cocaína (COC), metanfetamina (MET), maconha (THC), anfetamina (AMP), benzodiazepínico (BZD), morfina (MOR), ecstasy (MDMA), entre outras. A técnica baseia-se em um imunoensaio competitivo, de fluxo lateral. Durante o teste, a amostra reage com anticorpos conjugados para partículas coloridas e pré-revestidas na almofada da amostra. Se existir uma quantidade insuficiente de moléculas da droga na amostra, as partículas conjugadas anticorpos coloridos ligam-se aos conjugados da droga, formando uma linha colorida na região teste (T) da membrana. Portanto, uma linha colorida aparecerá na região teste (T), quando a amostra de urina for não reagente para a droga. Se as moléculas da droga estiverem presentes na urina acima da concentração cut-off do teste, elas irão competir com o conjugado da droga imobilizado na região teste (T) para sítios de ligação limitados de anticorpos. Isso irá prevenir a ligação da partícula conjugada anticorpo colorido na região teste (T). Portanto, a ausência da linha colorida na região teste (T) indica um resultado reagente. A formação da linha C, na região controle, serve como um procedimento controle, indicando que um volume adequado da amostra foi adicionado e a absorção na membrana ocorreu.
Fonte: Testes drogas urina. EAB Diagnósticos. Disponível em: https://www.testesdedroga.com.br/1-teste-mult-12. Acesso em: 6 jan.2023. Adaptado.
Observe a ilustração a seguir, representativa de um resultado de triagem toxicológica na urina de um paciente hipotético. Imagem associada para resolução da questão

Fonte: Teste imunocromatográfico. Disponível em: www.google.com.br. Acesso em: 4 jan.2023. Adaptado.
A alternativa que descreve corretamente a interpretação do resultado obtido, para as diversas drogas testadas no paciente hipotético, é:
O medicamento genérico é diferente do similar porque
Assinale a opção que NÃO corresponde aos fatores que influenciam as Interações Medicamentosas:
Assinale a alternativa que apresenta um diluente com função de aumentar o volume de pós, permitindo a obtenção de uma forma farmacêutica de tamanho adequado.
Medicamento que contém os mesmos princípios ativos, que apresenta a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica e que é equivalente ao medicamento registrado na Anvisa, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículos, comprovada a sua eficácia, segurança e qualidade, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca. Assinale a alternativa que apresenta qual tipo de medicamento se trata a descrição acima.