Filtrar


Questões por página:
As drogas vasoativas, comumente empregadas nos pacientes críticos atendidos nas emergências, apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos. A dobutamina é uma droga simpatomimética sintética, com ação predominantemente no receptor:
A droga que antagoniza a ação da acetilcolina, um neurotransmissor parassimpático, nos receptores muscarínicos, bloqueando o efeito do nervo vago, tanto no nó sinoatrial como no nó atrioventricular, aumentando a frequência de disparos do nó sinusal e facilitando a condução atrioventricular, é chamada de:
As infecções do sítio cirúrgico (ISC), que ocorrem no pósoperatório em cerca de 3 a 20%, são as complicações mais comuns decorrentes do ato cirúrgico e dos procedimentos realizados, gerando um impacto desfavorável nos desfechos dos pacientes. Uma das recomendações para a prevenção dessa infecção é a administração de antibióticos com dose efetiva em até:
Paciente João das Neves,45 anos de idade, deu entrada na emergência com quadro de intoxicação exógena de opioides. Nesse caso, a droga considerada antagonista é o (a):
A noradrenalina (NA) é um neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina, uma droga amplamente utilizada no choque séptico, cuja finalidade é elevar a pressão arterial e aumentar a oferta de oxigênio. Portanto, possui atividade tanto no receptor alfa como no (a):