Filtrar


Questões por página:
Os inibidores da monoamino-oxidase (MAO) têm como efeito ____________________________ e são usados para o tratamento da _______________.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
As substâncias que constam na lista C2, quando indicadas para uso sistêmico, não podem ser manipuladas em farmácias. Conforme a Portaria nº 344/1998, qual das substâncias se enquadra nessa situação?
Analise as assertivas abaixo sobre as recomendações para segurança no uso de medicamentos com grafia ou som semelhantes:

I. Elaborar e divulgar a lista de medicamentos com grafia ou som semelhantes, destacando aqueles que possuem maior risco de ocasionar danos aos pacientes.
II. Implantar a prescrição eletrônica para melhorar a legibilidade e configurar o sistema, utilizando letra maiúscula e negrito para destacar partes diferentes de nomes semelhantes.
III. Evitar a utilização da Denominação Comum Brasileira (DCB) para descrição dos medicamentos e adotar o nome comercial, o que facilita a comunicação e entendimento entre profissionais e pacientes.

Quais estão corretas?
Assinale o antimicrobiano que integra o grupo ALERTA, conforme a classificação “AWaRe” da RENAME 2022.
Analise as assertivas abaixo sobre a Política Nacional de Medicamentos e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população aos medicamentos essenciais são os objetivos da Política Nacional de Medicamentos.
( ) A Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) deverá ser a base para a organização das listas de medicamentos estaduais e municipais.
( ) A Política Nacional de Medicamentos tem como uma das diretrizes a reorientação do modelo de assistência farmacêutica, a qual se restringe às atividades de aquisição e distribuição de medicamentos.
( ) A promoção do uso racional de medicamentos envolve medidas como a implementação da RENAME, campanhas educativas, elaboração do Formulário Terapêutico Nacional, farmacovigilância e farmacoepidemiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: