Filtrar


Questões por página:
Analise as assertivas abaixo sobre as recomendações para segurança no uso de medicamentos com grafia ou som semelhantes:

I. Elaborar e divulgar a lista de medicamentos com grafia ou som semelhantes, destacando aqueles que possuem maior risco de ocasionar danos aos pacientes.
II. Implantar a prescrição eletrônica para melhorar a legibilidade e configurar o sistema, utilizando letra maiúscula e negrito para destacar partes diferentes de nomes semelhantes.
III. Evitar a utilização da Denominação Comum Brasileira (DCB) para descrição dos medicamentos e adotar o nome comercial, o que facilita a comunicação e entendimento entre profissionais e pacientes.

Quais estão corretas?
Assinale o antimicrobiano que integra o grupo ALERTA, conforme a classificação “AWaRe” da RENAME 2022.
Analise as assertivas abaixo sobre a Política Nacional de Medicamentos e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos, a promoção do uso racional e o acesso da população aos medicamentos essenciais são os objetivos da Política Nacional de Medicamentos.
( ) A Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) deverá ser a base para a organização das listas de medicamentos estaduais e municipais.
( ) A Política Nacional de Medicamentos tem como uma das diretrizes a reorientação do modelo de assistência farmacêutica, a qual se restringe às atividades de aquisição e distribuição de medicamentos.
( ) A promoção do uso racional de medicamentos envolve medidas como a implementação da RENAME, campanhas educativas, elaboração do Formulário Terapêutico Nacional, farmacovigilância e farmacoepidemiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Dadas as afirmativas referentes aos medicamentos genéricos e do Uso Racional de Medicamentos (URM),
I. A bioequivalência é a fração de uma dose ingerida de um fármaco que tem acesso à circulação sistêmica. A vigilância sanitária, o órgão responsável pelos critérios de aferição de bioequivalência dos medicamentos genéricos, garante a intercambialidade. II. O Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), no âmbito do Ministério da Saúde, possui caráter consultivo e propositivo sobre as atividades para a promoção do uso racional de medicamentos. III. A lei dos medicamentos genéricos (Lei nº 9.787/1999) estabelece a importância do farmacêutico nas ações de farmacovigilância, as quais, além de tratar dos efeitos adversos, serão utilizadas, também, para assegurar o uso racional de medicamentos. IV. A assistência farmacêutica envolve diversas ações de saúde demandadas por uma comunidade, inclusive a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.

verifica-se que está/ão correta/s
A compreensão da farmacocinética, por é necessária para determinar a efetividade clínica de um medicamento. A farmacocinética, meio das etapas de absorção, de distribuição, de metabolismo e de excreção, descreve o movimento do fármaco no organismo após sua administração. Acerca da farmacocinética, assinale a alternativa correta.