Filtrar


Questões por página:
Os fármacos psicotomiméticos (também denominados fármacos psicodélicos ou alucinógenos) afetam o pensamento, a percepção e o humor, sem causar acentuada estimulação psicomotora ou depressão (Nichols,2004). Com base nesses fármacos, assinale a alternativa que não contenha um fármaco que atue sobre os transportadores ou receptores de 5-hidroxitriptamina (5-HT).
As metilxantinas são substâncias derivadas das purinas ou bases púricas, que são compostos nitrogenados heterocíclicos derivados de nucleotídeos. Devido à sua biossíntese não ser derivada de aminoácidos, mas de bases púricas, alguns autores classificam as metilxantinas como pseudo-alcalóides, principalmente pela semelhança estrutural e características físico-químicas. As metilxantinas são derivados metilados da xantina. Estas substâncias são constituintes de muitas bebidas e de estimulantes não alcoólicos, preparados de maneira artesanal (caseira) ou industrializados. As metilxantinas mais abundantes no reino vegetal são: cafeína, teofilina e teobromina, no entanto, a cafeína e a teofilina são as de maior interesse farmacêutico. Sobre as metilxantinas, marque a alternativa INCORRETA.

Sobre os estimuladores do sistema nervoso central e psicotomiméticos, julgue as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.


I- Cocaína inibe a captura das catecolaminas e serve como anestésico local.

II- LSD são antagonistas de receptores 5- HT2A.

III- O MDMA (3,4-metilenodioximetanfetamina) libera 5-HT e inibe sua captura.

IV- Cetamina bloqueia os canais iônicos operados pelo receptor NMDA.

O Lítio enquadra-se como fármaco:
A era dos benzodiazepínicos (BZD) foi instaurada após o lançamento comercial do primeiro elemento da série, o clordiazepóxido, em 1960 (sintetizado em 1955). Outro protótipo dessa classe, de 3 a 10 vezes mais potente que o primeiro, foi o diazepam, lançado em 1963. Desde então, foram sintetizados mais de 3000 compostos BZD, sendo 35 disponíveis para uso médico. Estudos clínicos iniciais comprovaram sua eficácia nos transtornos ansiosos, além de ação hipnótica, amnéstica, anticonvulsivante e relaxante muscular. Contudo, ao menos parte de sua popularidade no meio médico se deveu à margem de segurança oferecida por essa classe de fármacos, substituindo, assim, os barbitúricos como tranquilizantes e hipnóticos. Assim, os BZD logo se tornaram os fármacos mais prescritos no mundo, nas décadas de 60 e 70, tendo alcançado uma estabilidade e até redução no número de novas prescrições após medidas de controle adotadas em vários países, a partir da metade da década de 70. Assinale a alternativa que demonstra o mecanismo de ação dos Benzodiazepínicos.