Filtrar


Questões por página:
Levando em consideração as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF), quando a dose ou posologia dos produtos prescritos ultrapassar os limites farmacológicos ou a prescrição apresentar incompatibilidade ou interações potencialmente perigosas, o farmacêutico deve:
O farmacêutico deve observar diversos itens que compõem a receita, EXCETO:
A prática laboratorial pode ser definida em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. Todas as fases interferem no resultado do exame laboratorial. Segundo a literatura científica, a fase pré-analítica concentra a maior parte dos equívocos que podem gerar resultados não consistentes com o quadro clínico do paciente. Estima-se que problemas nessa etapa sejam responsáveis por cerca de 70% dos erros ocorridos nos laboratórios.
A opção que apresenta somente variáveis da fase pré-analítica é:
A forma farmacêutica é a forma final em que se apresenta o medicamento ao paciente, depois de uma série de operações farmacêuticas realizadas com o princípio ativo e os excipientes adequados, ou sem os excipientes também, com o objetivo de atingir o sucesso terapêutico de acordo com a via de administração mais adequada. As operações farmacêuticas envolvem todas as preparações que praticamos com o objetivo de transformar um fármaco em uma forma farmacêutica. A opção que apresenta a operação farmacêutica que tem como objetivo separar partículas sólidas de um líquido é:
A acetilcolina (ACh) é um neurotransmissor bastante difundido por todo o sistema nervoso, a acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima cuja ação é crucial na propagação do impulso nervoso. A AChE inativa a ação do neurotransmissor acetilcolina hidrolisando-o em acetato e colina. A dosagem da atividade da Acetilcolinesterase no soro é utilizada como indicador de um(a) possível: