Filtrar


Questões por página:

O tratamento da hipertensão arterial é multifacetado e pode‐se dizer que, dependendo do grau da doença, a farmacoterapia é composta por vários fármacos concomitantemente.

As opções a seguir apresentam fármacos utilizados na terapia da hipertensão arterial, à exceção de uma. Assinale‐a.

Em relação aos anestésicos locais, assinale a afirmativa incorreta.
Em relação aos supositórios, assinale a afirmativa incorreta.

Na farmacoterapia, o ideal é empregar fármacos que produzem seu efeito farmacológico e possuam pouco ou nenhum efeito adverso. Por exemplo, quando se empregam fármacos que atuam em sistemas enzimáticos exclusivos do patógeno ocorre pouco ou nenhum efeito colateral no paciente. Exemplo disso é o emprego de Anfotericina B, fármaco que age na biossíntese do ergosterol, e assim tem sua ação exclusiva contra fungos. Existe um grupo de medicamentos que requer cautela e atenção, pois podem apresentar um efeito colateral chamado otoxicidade. Caso não haja a suspensão do fármaco, pode haver a perda completa da audição.

Tal reação adversa é comum aos fármacos da classe

O fígado é principal órgão responsável pela biotransformação de fármacos. Pacientes que fazem uso crônico de etanol podem apresentar metabolização alterada. Estes pacientes por terem seu metabolismo alterado, acabam biotransformando alguns fármacos de forma mais rápida.

Tal fenômeno é chamado de