Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa CORRETA a respeito de terminologias usualmente utilizadas no âmbito da farmacotécnica:
I- Forma farmacêutica: representa todas as técnicas executadas com o objetivo de transformar um fármaco (ativo) em uma forma farmacêutica ou cosmética.
II- Operações farmacotécnicas: representam o estado final de apresentação dos produtos, ou seja, a transformação dos princípios ativos farmacêuticos por meio de uma ou mais operações farmacêuticas executadas com ou sem a adição de excipientes/veículo, a fim de permitir a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado.
III- Preparação: procedimento farmacotécnico aplicado para a obtenção do produto manipulado, compreendendo as etapas de avaliação farmacêutica da prescrição, manipulação, fracionamento de substâncias ou produtos industrializados, envase, rotulagem e conservação do que foi manipulado.
IV- Preparação magistral: produto preparado/manipulado, cuja fórmula esteja inscrita no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou seja, o produto deve seguir a fórmula como descrita nos compêndios reconhecidos como oficiais.
Assinale a alternativa CORRETA a respeito dos conceitos relacionados à modificação dos efeitos das drogas pelo seu uso repetido e que são comumente utilizados em farmacodinâmica:
Forma farmacêutica semissólida que consiste em uma emulsão, formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica. Contém um ou mais princípios ativos dissolvidos ou dispersos em uma base apropriada e é utilizada, normalmente, para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas. Assinale a alternativa que contém CORRETAMENTE a forma farmacêutica semissólida que foi descrita:
A manipulação de substâncias com baixo índice terapêutico segue as Boas Práticas de Manipulação de Substâncias de Baixo Índice Terapêutico, além da dispensação mediante atenção farmacêutica acompanhada de bula simplificada. São consideradas substâncias de baixo índice terapêutico:
Técnica laboratorial realizada com o objetivo de separar moléculas as quais são submetidas a um campo elétrico e migram para um polo positivo ou negativo, de acordo com a sua carga, para que se possa ser realizado o diagnóstico de doenças. Esta técnica chama-se: