Questões de Concurso
Filtrar
200 Questões de concurso encontradas
Página 40 de 40
Questões por página:
Considere que em uma inspeção sanitária em farmácia de manipulação foram encontradas as seguintes situações:
1. Preparação farmacêutica não homeopática sendo realizada em sala de manipulação homeopática.
2. Alteração da posologia prescrita, para evitar toxicidade do medicamento, sem autorização do médico prescritor.
3. Uso de água purificada para enxágue de ampolas e recipientes de envase.
4. Manipulação de medicamento não controlado já dispensado várias vezes, constante de uma receita em que o prescritor indicou a duração do tratamento e este prazo não expirou.
5. Uso de água para injetáveis produzida por indústria farmacêutica.
Houve descumprimento das disposições da Resolução-Rdc n° 67, de 8 de outubro de 2007 (Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácia(s) APENAS na(s) situação(ões):
O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal, utilizando, para isso, um líquido ou mistura de líquidos tecnologicamente apropriados e toxicologicamente seguros. Na escolha de um método extrativo, deve-se avaliar a eficiência, a estabilidade das substâncias extraídas, a disponibilidade dos meios e o custo do processo escolhido, considerando a finalidade do extrato que se quer preparar. Sobre o processo de extração dos princípios ativos das plantas medicinais, julgue as afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F) e marque a alternativa CORRETA.
I- Maceração é a operação na qual a extração da matéria-prima vegetal é realizada em recipiente fechado, em temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator (processo estático). Por sua natureza, não conduz ao esgotamento da matéria-prima vegetal, seja devido à saturação do líquido extrator ou ao estabelecimento de um equilíbrio difusional entre o meio extrator e o interior da célula.
II- A percolação é um processo dinâmico, em que se faz o arrastamento do princípio ativo pela passagem contínua do líquido extrator, levando ao esgotamento da planta através do gotejamento lento do material. Também permite obter soluções extrativas mais concentradas, gradiente de polaridade, economia do líquido extrator e tempo relativamente curto. A percolação é indicada em processo extrativos de substâncias farmacologicamente muito ativas, presentes em pequena quantidade ou pouco solúveis.
III- Na turboextração a extração ocorre concomitantemente com a redução do tamanho da partícula, resultado da aplicação de elevadas forças de cisalhamento em rotações de 5000 a 2000 rpm. A redução drástica do tamanho de partícula e o consequente rompimento das células favorecem a rápida dissolução das substâncias, resultando em tempos de extração da ordem de minutos e o quase esgotamento da droga.