Filtrar


Questões por página:
A portaria do Ministério da Saúde nº 344/1998 e suas atualizações aprovam o regulamento técnico para substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. As listagens contidas nesta normativa denominadas como A1, A3 e B1 são, respectivamente, para classificar substâncias:
Os estudos farmacoepidemiológicos são importantes para avaliar a eficácia e segurança dos medicamentos em desenvolvimento ou na pós-comercialização. Os inquéritos na atenção primária são investigações epidemiológicas, classificados como estudos de prevalência, também conhecidos como estudos de:
A reação adversa a medicamento é um evento de difícil identificação nos serviços de saúde diante das falhas de monitoramento clínico e na farmacovigilância. Um dos instrumentos utilizados pelos profissionais de saúde para estabelecer a relação causa e efeito, entre um evento clínico e o uso de medicamentos, é conhecido como algoritmo de:
Um dos grandes desafios observados nas ações de farmacovigilância nos serviços de saúde é o emprego equivocado de conceitos padronizados pela Organização Mundial da Saúde.
Quando se observa, antes de o medicamento ser administrado a um paciente, que este é diferente daquele que foi prescrito, interrompendo a sequência de falhas assistenciais é, então, definido que o ocorrido se trata de:
mostrar texto associado
O omeprazol atua como bloqueador dos receptores H2 da histamina, reduzindo a secreção ácida estomacal.