Filtrar


Questões por página:
Andança

Vim, tanta areia andei Da Lua cheia, eu sei Uma saudade imensa

Vagando em verso, eu vim Vestido de cetim Na mão direita, rosas Vou levar

Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor) Ao luar descansa, meu caminhar (amor) Meu olhar em festa se fez feliz (me leva, amor) Lembrando a seresta que um dia eu fiz (Por onde for, quero ser seu par) [...]
Disponível em: <https://www.letras.mus.br/beth-carvalho/44505/>. Acesso em: 01 mar.2023.

Dadas as afirmativas a respeito das figuras de linguagem na letra da canção,

I. Na primeira estrofe da letra da canção, é possível perceber a figura “assonância” que estabelece efeitos sonoros por meio de repetição de sons vocálicos.
II. Na segunda estrofe, além da figura “aliteração”, o texto poético também apresenta a figura de linguagem “hipérbato”.
III. No verso: “Olha a Lua mansa a se derramar (me leva, amor)”, início da terceira estrofe, há a figura “apóstrofe”.

verifica-se que está/ão correta/s

mostrar texto associado
Sobre os componentes linguísticos do (1º§), analise as assertivas com V(Verdadeiro) ou (Falso). Após análise, marque a alternativa correta.
I – Na escrita da frase: “Vive-se num mar de tristezas” – temos exemplo de hipérbole. II – Medo” é antônimo de “pavor”. III – O pronome de tratamento da frase: “Você merece ser feliz!” - apresenta um exemplo de interlocutor direto. IV – Entre os sinônimos de “Alegria” - temos: “entusiasmo”; “animação”; “bom-humor”.
Marque a expressão com análise correta.
mostrar texto associado
Para ilustrar seu ponto de vista, a articulista utiliza em diversos momentos do texto linguagem conotativa ou figurada. Assinale a alternativa que apresenta uma metáfora.
Leia o fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade:
O bonde passa cheio de pernas Pernas brancas pretas amarelas Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração Porém meus olhos Não perguntam nada
Na linguagem literária é frequente o emprego das figuras de linguagem. Nos dois primeiros versos do trecho destacado anteriormente, podemos observar que o poeta modernista emprega com maestria a figura que:
mostrar texto associado
Tem noção do que é pular Carnaval e poder se encostar “num legítimo Portinari”?
O trecho destacado utiliza-se de uma figura de linguagem, desse modo, assinale a alternativa que apresenta a correta figura e sua definição.