Filtrar


Questões por página:

O sonho encheu a noite

Extravasou pro meu dia

Encheu minha vida

E é dele que eu vou viver

Porque sonho não morre.

Disponível em: . Acesso em:<https:pesador.uol.com.br/adelia_prado_poemas/>.20 fev.2017.

A figura de pensamento marcada no poema de Adélia Prado foi construída principalmente pelo recurso estilístico da


Dadas as afirmativas sobre os mecanismos linguísticos empregados na tirinha,


I. No segmento: “MEU ANALISTA VIVE ME FALANDO ISSO!” (2º quadrinho), o pronome demonstrativo “isso” funciona como elemento catafórico, uma vez que se refere ao que foi proferido anteriormente pelo rato.


II. O conectivo conjuncional “mas” (3º quadrinho) indica que a minhoca não compreendeu a fala do analista.


III. Há, no segmento “MAS EU NÃO VENÇO!” (3º quadrinho), elipse de um termo, o qual pode ser recuperado pelo contexto.


verifica-se que está(ão) correta(s)

Quais são, respectivamente, a figura sintática e o fenômeno semântico que ocorrem na oração “As cobras não comem o milho, mas sim as galinhas.”?
mostrar texto associado
O fragmento da canção estrutura-se pelo recurso da repetição de uma mesma expressão no início dos versos. Esse recurso é chamado de
mostrar texto associado
Dadas as afirmativas sobre os mecanismos linguísticos empregados na tirinha, I. No segmento: “MEU ANALISTA VIVE ME FALANDO ISSO!" (2º quadrinho), o pronome demonstrativo “isso” funciona como elemento catafórico, uma vez que se refere ao que foi proferido anteriormente pelo rato. II. O conectivo conjuncional “mas” (3º quadrinho) indica que a minhoca não compreendeu a fala do analista. III. Há, no segmento “MAS EU NÃO VENÇO!” (3º quadrinho), elipse de um termo, o qual pode ser recuperado pelo contexto. verifica-se que está(ão) correta(s)