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Desde os tempos pré-históricos, o ser humano constrói no mundo suas próprias coisas, demonstrando maior ou menor habilidade. A esse conjunto de coisas feitas pelo homem e que se distinguem por revelarem capricho, talento, perícia e eficiência podemos associar o nome arte. Além disso, podemos dizer que a arte é um fenômeno social, porque:
Nos últimos séculos, a ciência e a tecnologia foram capazes de alterar drasticamente a sociedade. À medida que a ciência se mostrou capaz de compreender a realidade e transformar o mundo, houve a tendência de desprezar outras abordagens como o mito, a religião, o bom senso, a arte e a filosofia (ARANHA, 1992, pág.101). Inevitavelmente, surgiram alguns mitos como o cientificismo e o mito da neutralidade científica. A partir de então, a filosofia passou a exercer a importante função de:
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Quando se lê nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (Secretaria da Educação Básica) para o ensino de Filosofia que “(..) Cabe insistir na centralidade da História da Filosofia para o tratamento adequado de questões filosóficas” e que “é recomendável que a História da Filosofia e o texto filosófico tenham papel central no ensino de Filosofia”, sobre a metodologia do ensino de Filosofia na Educação Básica, assinale a alternativa incorreta.
Em 1995, comemorou-se o centenário de uma das obras mais marcantes do campo das ciências humanas: foi em 1895 que Durkheim publicou As Regras do Método Sociológico. Esta obra apresenta, logo no início, um dos conceitos fundamentais da Sociologia como a conhecemos, a saber, o de fato social: "toda a maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter"
(DURKHEIM, E. As regras do método sociológico.11°. ed.1950, p.14; trad. brasileira,1963, p12. apud. PEREIRA DE QUEIROZ, M. I. Sobre Durkheim e As regras do método sociológico. In: Ci. & Tróp., Recife, v.23, n.1, p.75-84, jan/jun.,1995).

Sobre o fato social, segundo Durkheim, assinale a alternativa correta:
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A obra De Magistro de Santo Agostinho, do ano 389 da era cristã, se insere entre as obras da chamada fase de juventude e ainda contém muitos elementos de paganismo que posteriormente foram retratados pelo próprio autor. O trecho citado é de relevante importância para o estudo do desenvolvimento do seu pensamento e para o entendimento de sua obra posterior. Em relação às influências pagãs-gnósticas que ele mesmo reconheceu e das quais teve de se desfazer, assinale a alternativa correta com respeito às influências pagãs presentes no argumento do trecho citado.