Filtrar


Questões por página:

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. Para os gregos, tudo o que existe, fenômenos naturais e humanos, e mesmo os próprios deuses, é oriundo das relações sexuais entre eles;

II. “Os deuses são homens amplificados e idealizados, são quantitativamente superiores a nós, mas não qualitativamente diferentes”;

III. Os fenômenos naturais, nesse sentido, são promovidos pelos deuses. Por exemplo: os trovões e raios são lançados por Zeus, do Olimpo; as ondas do mar são levantadas pelo tridente de Poseidon; o Sol é carregado pelo carro de Apolo etc.

IV. Os fenômenos da vida individual e social do homem grego, o destino da cidade, bem como as guerras, não sofrem interferência dos deuses, são produtos meramente da ação humana;

V. Tudo é divino, ou seja, tudo o que acontece é obra dos deuses.

Estão corretas as afirmativas:

Leia o texto abaixo.
O termo grego episteme designa o conhecimento teórico fundamentado e elaborado com rigor. Opõe-se à doxa, o conhecimento comum, obtido sem reflexão constituindo uma mera opinião. Em sentido estrito, o termo epistemologia designa a disciplina filosófica que estuda a natureza do conhecimento obtido nas ciências; identifica e avalia os métodos e o modo de operar de cada uma. Busca distinguir a ciência autêntica da pseudociência. Muitas vezes, a epistemologia é identificada com a filosofia da ciência, embora esta constitua um campo de investigação mais vasto. Em sentido amplo, o termo epistemologia equivale à teoria do conhecimento ou gnosiologia (do grego gnosis, ação de conhecer), a área de estudo filosófico sobre o processo de conhecer em geral.
A partir desses apontamentos, com qual questionamento abaixo o texto acima tece relação direta?
Leia o fragmento abaixo.
"Conhece-te a Ti mesmo e conhecerás todo o universo e os deuses, porque se o que procuras não achares primeiro dentro de ti mesmo, não acharás em lugar algum" [...]. Disponível em: <http://www.elivieira.com/2010/10/ti-mesmo-e-conheceras-todo-o-universo-e.html>. Acesso em: 28 set.2015. Fragmento.
Esse fragmento ilustra a máxima de maior difusão do pensamento filosófico desenvolvido por Sócrates, no século V a.C., na Grécia. Sócrates teve o primeiro contato com essa máxima, que busca conhecer a verdade, através do autoconhecimento

Leia o texto abaixo.


Se alguém me diz por que razão um objeto é belo, e afirma que é porque tem cor ou forma, ou devido a qualquer coisa do gênero – afasto-me sem discutir, pois todos esses argumentos me causam unicamente perturbação. Quanto a mim, estou firmemente convencido, de um modo simples e natural, e talvez até ingênuo, que o que faz belo um objeto é a existência daquele belo em si, de qualquer modo que se faça a sua comunicação com este. O modo por que essa participação se efetua, não o examino neste momento; afirmo, apenas, que tudo o que é belo é belo em virtude do Belo em si”.

Platão, Fédon.


Na obra filosófica de Platão, a convicção de Sócrates presente no texto representa

mostrar texto associado

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.


A despeito de diferenças fundamentais entre Nietzsche e Platão, ambos, quando se debruçam sobre o que se denomina arte, consideram o artista um imitador.