Filtrar


Questões por página:
Leia as afirmativas a seguir: I. A Filosofa se expressa na busca da compreensão da totalidade do diverso percebido, por meio de um princípio unificador, mesmo que este seja entendido como pura processualidade. II. A Filosofa se expressa como atividade especulativa na busca e na análise dos pressupostos que pretendem fundamentar a imediatidade da vida. III. A Filosofa se expressa como atividade promotora do estabelecimento de relações entre todas as áreas do saber, em busca de uma possível visibilidade do todo pressuposto. IV. A Filosofa se expressa como atividade reflexiva na intenção de acompanhar pela compreensão toda a produção cultural humana. V. A Filosofa se expressa como atividade interlocutora do conhecimento estabelecido em forma de ciência tematizando a sua fundamentação, a sua justificação e o seu exercício como efetividade. Estão corretas as afirmativas:

De acordo com Chauí,1991, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. Perguntar pela utilidade da Filosofia geralmente esconde ou supõe uma resposta irônica, conhecida de muitos estudantes: “A Filosofia é uma ciência com a qual e sem a qual o mundo permanece tal e qual”. Em outras palavras: “A Filosofia não serve para nada”.

II. Chama-se, por isso, de “filósofo” alguém distraído, que está com a cabeça no mundo da lua, pensando e falando coisas que ninguém consegue entender e que são totalmente inúteis.

III. A pergunta “para que Filosofia?” tem, contudo, sua razão de ser e nada a ver com a cultura e o tipo de sociedade em que vivemos.

IV. Estamos numa sociedade em que só se considera como legítimo, com direito a existir, aquilo que tiver alguma finalidade prática bem visível e de utilidade imediata.

V. É compreensível que ninguém pergunte: para que as Ciências? Todos imaginam “ver a utilidade das ciências nos produtos da técnica, isto é, na aplicação científica à realidade”.


Estão corretas as afirmativas:

Assinale a alternativa correta sobre Filosofia e Ensino.
Leia o texto abaixo.
“Não é demais destacar que, na ótica da LDB, os conhecimentos de Filosofia e Sociologia são justificados como 'necessários ao exercício da cidadania' [...]. Com os demais componentes da Educação Básica, devem contribuir para uma das finalidades do Ensino Médio, que é a de 'aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico' [...]”. Parecer CNE/CEB: 38/2006.
De acordo com o contexto atual da legislação educacional brasileira, podemos afirmar que a Filosofia

Leia o texto abaixo.


“De fato, deve haver alguma realidade natural (uma só ou mais de uma), da qual derivam todas as outras coisas, enquanto ela continua a existir sem mudança. Todavia, esses filósofos não são unânimes quanto ao número e à espécie desse princípio. Tales, iniciador desse tipo de filosofia, diz que o princípio é a água (por isso afirma também que a terra flutua sobre a água), certamente, tirando esta convicção da constatação de que o alimento de todas as coisas é úmido, e da constatação de que até o calor se gera do úmido e vive no úmido”.

Aristóteles, Metafísica.


Segundo o texto, Tales é o “iniciador desse tipo de filosofia”, pois ele