Filtrar


Questões por página:
Considerando-se que se faça incidir luz sobre um dado material homogêneo cuja função trabalho valha 4,2 eV e sabendo-se que a constante de Planck vale 4,2 × 10−15 eV ? s e que a velocidade da luz no vácuo vale 3,0 × 108 m/s, é correto concluir que a menor frequência dessa luz capaz de arrancar elétrons desse material é
A teoria da relatividade de Einstein permite entender o comportamento de grandezas como o tempo e o espaço quando são adotados referenciais se movendo com velocidades constantes próximas à velocidade da luz. Caso uma nave de 50 metros de comprimento, medida em repouso em relação à Terra, viaje com uma velocidade equivalente a 80% da velocidade da luz, o comprimento da nave, medido por um observador que está parado em uma estação espacial que se encontra em repouso em relação à Terra, será:
No que se refere à teoria corpuscular da luz e ao efeito fotoelétrico, julgue o item abaixo, em que h = 6,63 × 10-34 J.s é a constante de Planck e c = 3 × 108 m/s é a velocidade da luz.

Considerando-se que uma lâmpada monocromática de 5 W de potência emita fótons no comprimento imagem-019.jpg = 5.500 A, é correto afirmar que ela emite mais que 1010 fótons por segundo.
mostrar texto associado
Considere que a intensidade da luz solar incidente seja igual a 500 W/m2 e que 60% dessa intensidade seja utilizada para aquecer a água. Considere, ainda, que a área da placa absorvedora seja de 2 m2 e que o coeficiente de dilatação linear do material que a compõe seja α = 20 × 10-6 ºC-1 . Considere, por fim, que a água tenha máxima densidade à temperatura de 4 o C e que c = j/kg.K seja o calor específico, considerado constante.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Quando um fóton de 0,6 mícrons entra no coletor e depois outro fóton de 3 mícrons é reemitido internamente ocorre o efeito estufa
mostrar texto associado
Com base nas figuras e no texto acima, julgue os itens que se seguem.

A função trabalho referente à curva I1 é maior que a das outras curvas.