Filtrar


Questões por página:
Um recipiente de vidro com capacidade de 1000 ml está completamente cheio com um certo líquido, sendo que o coeficiente de dilatação linear do vidro é 2 .10⁻⁵ °C⁻¹ e o coeficiente de dilatação volumétrica do líquido é de 1,8 .10⁻⁴ °C⁻¹ . Qual deve ser o aumento da temperatura do conjunto recipiente mais líquido para que 9 ml do líquido extravase?

O gráfico a seguir representa uma transformação cíclica sofrida por uma determinada massa de gás perfeito.

Imagem associada para resolução da questão

No ciclo ABCDA em questão tem-se que:

Um gás ideal com volume inicial de 6 litros sofreu uma transformação isotérmica e teve sua pressão reduzida para 40% de seu valor inicial. Nessa transformação, o gás apresentou um aumento no seu volume correspondente a:

Uma pedra de gelo a 0°C de massa desconhecida foi colocada em um recipiente contendo 100 g de água a 24°C. Considerando que não houve troca de calor com o meio externo e que ao atingir o equilíbrio térmico ainda restaram 40 g de gelo, então a massa de gelo colocada inicialmente no recipiente era de:

(Considere: calor específico da água = 1,0 cal/g°C; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g.)

mostrar texto associado
Considere que a intensidade da luz solar incidente seja igual a 500 W/m2 e que 60% dessa intensidade seja utilizada para aquecer a água. Considere, ainda, que a área da placa absorvedora seja de 2 m2 e que o coeficiente de dilatação linear do material que a compõe seja α = 20 × 10-6 ºC-1 . Considere, por fim, que a água tenha máxima densidade à temperatura de 4 o C e que c = j/kg.K seja o calor específico, considerado constante.

Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes.

Considerando que a água esteja presa nos canos, é correto afirmar que a sua pressão aumentará quando a temperatura cair de 4 oC para 3 oC.